Imagine que você quer deixar o seu navegador mais bonito, com um estilo que combine com o seu. Agora imagine que, para isso, você precisasse ter gravado todo o seu histórico de navegação. Parece absurdo e você provavelmente nunca aceitaria se soubesse disso, mas era exatamente isso que uma extensão para o Chrome e para o Firefox fazia.

O plugin em questão era o Stylish, que era distribuído livremente nas lojas do Google e da Mozilla até agora, quando foi banido. Ambas as empresas foram alertadas por um desenvolvedor chamado Robert Heaton na segunda-feira, também chamando a atenção para a trajetória da extensão, vendida em 2016 para um segundo desenvolvedor e novamente vendida em 2017, desta vez para uma empresa de marketing digital chamada SimilarWeb.

Segundo Heaton, a SimilarWeb estava coletando o histórico de navegação dos usuários da extensão para obter informações de tráfego da web para melhorar suas ferramentas de análise. O desenvolvedor chegou a publicar a imagem abaixo, que compara a atividade do seu navegador com os dados que eram enviados para os servidores da empresa.

Reprodução

publicidade

 

Após serem notificados, Google e Mozilla removeram a extensão de suas lojas. Usuários também são orientados a removê-la do navegador.

A orientação do site Bleeping Computer para quem se sentir órfão da Stylish é procurar pela extensão Stylus, criada e mantida por uma comunidade de apoiadores do código aberto que se incomodaram com a venda da Stylish em 2016.