

A tecnologia DLNA permite fazer o streaming de arquivos de mídia como músicas, fotos ou vídeos para outros aparelhos, pela rede, sem a necessidade de transferi-los. O Windows 10 conta com um recurso nativo para esta tarefa, mas que só fica disponível ao ser habilitado pelo usuário. Confira abaixo como fazer esta configuração.
Antes de prosseguir para o passo a passo, é recomendado que você deixe os seus arquivos de mídia diferentes separados por pastas. Apesar deste recurso estar disponível no Windows, lembre-se que o aparelho a reproduzir o arquivo necessitará de um player de vídeo com o suporte ao DLNA, conforme será explicado mais abaixo.
Realizando as configurações no Windows
Para que o computador seja reconhecido por dispositivos ou programas que suportem a tecnologia DLNA, é necessário habilitar as opções de streaming de mídia nele. Veja como fazer:
Agora que o serviço está habilitado, também é necessário se certificar que ele esteja rodando corretamente. Para isso, siga os passos:
Definindo as pastas para o streaming
Por padrão, o Windows definirá as pastas de Imagens, Vídeos e Músicas que estão em seus “Documentos” para ter o conteúdo compartilhado via DLNA. Apesar deste método funcionar bem, é provável que você já tenha outra pasta com os arquivos que deseja reproduzir, além de poder deixá-los em outro disco. Confira como trocar a pasta padrão definida pelo sistema:
Onde você pode reproduzir os arquivos via DLNA?
Os arquivos via DLNA podem ser reproduzidos em aparelhos que estejam na mesma rede que o seu computador. As Smart TVs, por exemplo, na maioria dos casos já contam com suporte nativo a esta tecnologia e devem reconhecer as máquinas habilitadas para isto automaticamente.
Já no Android e iOS, é necessário possuir um reprodutor de vídeos que conte com o suporte. Um dos mais recomendados para esta função é o VLC Player, que pode ser obtido na Google Play ou App Store. Ao abrir o aplicativo, o computador deve aparecer nas opções de rede local.