O jogo “Aliens: Colonial Marines” foi duramente criticado quando foi lançado, em 2013, e um dos motivos era a inteligência artificial que tornava os aliens inimigos não muito inteligentes. Mas um modder dedicado conseguiu resolver o problema, ao menos em parte, simplesmente corrigindo uma letra em uma linha no código do jogo.

O erro de digitação foi descoberto ainda no ano passado, mas só veio à luz na última semana graças a uma discussão no fórum ResetERA sobre uma promoção do jogo. Em meio aos comentários argumentando que o game continuava ruim mesmo com a modificação – que ainda inclui melhorias nos gráficos –, um dos usuários apontou para uma atualização na página do mod que tratava sobre a letra a mais no código.

publicidade

Segundo o desenvolvedor da atualização, o problema está no arquivo PecanEngine.ini dentro da pasta em que o jogo é instalado. O documento, que traz códigos referentes às configurações do game, faz referência a um sistema de “tether” que, aparentemente, atribui aos aliens uma determinada zona de ação e os orienta a como agir nas lutas.

O problema é que, em um trecho do código, um erro de digitação transformou o termo “tether” em “theater”, inutilizando o sistema de zoneamento.

publicidade

Segundo o Ars Technica, que experimentou o jogo antes e depois da alteração no arquivo INI, bastou corrigir o código para fazer com que os inimigos começassem a atacar de forma mais eficiente e até mesmo bolar estratégias para encurralar os jogadores. O Kotaku, no entanto, fez o mesmo e não viu uma diferença tão gritante – mas ainda assim notou uma mudança no comportamento dos aliens.

De qualquer forma, se você chegou a comprar o jogo e quer fazer o teste, basta remover o “a” em “Theater” na seguinte linha dentro do arquivo PecanEngine.ini:

publicidade

ClassRemapping=PecanGame.PecanSeqAct_AttachXenoToTether -> PecanGame.PecanSeqAct_AttachPawnToTeather