Esta terça-feira, 17, é o Dia Mundial do Emoji. Por mais que eles possam parecer bobos, esse ícones ajudam pessoas a se comunicar pelo mundo todo, transmitindo emoção e sentimento por textos digitados que poderiam parecer frios e distantes. Esses caracteres se tornaram uma parte tão importante da nossa cultura que viraram parte de um jogo divertido do Google chamado “Emoji Scavenger Hunt”, que você pode acessar por este link.

Em tradução livre, o nome do jogo é “caçada ao tesouro emoji”: quando você começa a jogar, a inteligência artfiicial do Google te mostra um emoji e pede que você aponte a câmera do seu celular para ele. Você tem apenas alguns segundos para encontrar o objeto, o que pode ser difícil se ele lhe pedir para achar uma cama no escritório, por exemplo. O vídeo abaixo mostra mais do joguinho:

publicidade

A inteligência artificial pode apresentar dificuldades com alguns objetos. Por exemplo: ela talvez seja enganada quando pedir por uma televisão e você apontar para o monitor do seu computador. Por outro lado, ela já sabe que uma pilha de papéis não é, necessariamente, um jornal – esses detalhes acabam deixando o jogo mais interessante. Com o tempo, no entanto, a tecnologia se torna cada vez mais capaz de reconhecer objetos, tornando os erros cada vez menos frequentes.

publicidade

Como jogar

Primeiro você precisa entrar no site do Emoji Scavenger Hunt, acessível por este link. O acesso deve ser feito pelo celular, porque você vai precisar da câmera do seu smartphone para escanear os itens. 

publicidade

Assim que você entrar na página, pressione “Let’s Play”. O Chrome solicitará permissão para usar a sua câmera, e você vai precisar confirmar para que seja possível apontar o celular para objetos e eles sejam reconhecidos.

Reprodução

publicidade

Depois de dar a permissão, o jogo vai começar, e ele é bem simples. Confira o emoji que o Google mostra e tente demonstrá-lo na vida real. No caso da imagem abaixo, o jogo pediu para eu encontrar um computador, o que foi bastante fácil. No entanto, existem vários emojis que podem ser bastante desafiadores como, por exemplo, o emoji que representa o lamen, que pode surgir e não é exatamente fácil de encontrar.

Reprodução

Alimentando a máquina

O Google já lançou uma série de experimentos de inteligência artificial (IA) que giram em torno de joguinhos. Há, por exemplo, o “Quick, Draw!”, no qual a IA fica tentando adivinhar o que você está desenhando, e o AutoDraw, que te ajuda a desenhar melhor. 

Segundo a empresa, o joguinho foi criado com o TensorFlow (a ferramenta de aprendizagem de máquina open source da empresa) com a intenção de ensinar às máquinas a relação entre os emojis e os objetos que eles representam. Em outras palavras, a ideia é ajudar a inteligência artificial o que é um cachorro do mundo real, um joinha do mundo real, enfim: quais são as versões do mundo real para cada emoji.

Não se trata apenas de um jogo. Os dados gerados pelos usuários desse experimento acabam ajudando o Google a criar novos recursos para seus aplicativos – ou até mesmo aplicativos totalmente novos. O Google Photos, por exemplo, já tem há bastante tempo uma ferramenta que permite realizar buscas nas suas fotos usando emojis