A Disney lançará no mês que vem seu primeiro curta-metragem em realidade virtual, “Cycles”. O filme deve estrear durante a conferência anual da Associação para Maquinário Computacional (ACM, na sigla em inglês), a SIGGRAPH, e é o primeiro da empresa — e um dos primeiros de um grande estúdio — a ser produzido usando a tecnologia de VR.

O curta levou quatro meses para ficar pronto e envolveu 50 colaboradores, de acordo com um comunicado da ACM. Elet tem como temas o “significado real de criar um lar e a vida dentro das quatro paredes” e é dirigido por Jeff Gipson, que trabalhou na produção de filmes como “Frozen”, “Zootopia” e “Moana”, também da Disney.

A ideia de usar realidade virtual em um filme assim é proporcionar mais imersão para o público. Mas ao mesmo tempo em que garante uma experiência diferente, o uso da tecnologia também torna o desenvolvimento de uma narrativa bem mais desafiador — afinal, é preciso pensar em cada detalhe nos arredores de uma cena.

A equipe de produção precisou combinar o uso do programa Quill, desenvolvido para o Oculus Rift, com  ferramentas de captura de movimentos para ilustrar e animar os modelos 3D usados no filme. Além disso, o time adotou técnicas diferentes de iluminação e saturação de cor para ajudar o espectador a se localizar em cada momento do curta-metragem.

publicidade

Mesmo “Cycles” sendo a primeira produção do tipo da Disney, ela não chega a ser pioneira no mercado de animação. No ano passado, a Pixar, que faz parte do mesmo grupo da empresa do Mickey, preparou uma versão em realidade virtual da história mexicana de Coco (ou “Viva: A Vida é Uma Festa”, no título em português). De toda forma, o envolvimento de dois nomes gigantes como esses na produção de conteúdo em realidade virtual não deixa de ser uma ótima notícia para o setor.