Siga o Olhar Digital no Google Discover
Um modelo de pod de transporte preparado por estudantes da Alemanha passou os 460 Km/h viajando em um túnel neste último domingo. O feito foi realizado durante a terceira Hyperloop Pod Competition, torneio organizado pela SpaceX para premiar as melhores ideias de veículos para um sistema Hyperloop, aquele modelo de transporte idealizado por Elon Musk.
Ofertas
Por: R$ 19,90
Por: R$ 819,00
Por: R$ 22,90
Por: R$ 2.240,00
Por: R$ 1.998,89
Por: R$ 2.498,89
Por: R$ 404,90
Por: R$ 129,90
Por: R$ 412,69
Por: R$ 593,00
Por: R$ 3.598,94
Por: R$ 469,00
Por: R$ 5.610,00
Por: R$ 499,00
Por: R$ 369,00
Por: R$ 1.616,02
Por: R$ 179,90
Por: R$ 2.759,00
Por: R$ 199,00
Por: R$ 166,19
Por: R$ 399,00
Por: R$ 132,00
Por: R$ 505,00
O time WARR Hyperloop foi o vencedor da edição anterior da competição, realizada em agosto do ano passado, ao alcançar uma velocidade de mais de 320 Km/h. O recorde estabelecido em 2017 foi deixado (bem) para trás neste ano, com o novo projeto chegando a 467 Km/h.
A marca ainda está um distante do máximo previsto por Musk, que acredita que os trens com tecnologia de levitação magnética (mag-lev) viajando em sistema Hyperloop possam chegar a velocidades de 1.200 Km/h. No entanto, o recorde não deixa de ser uma bela evolução da tecnologia — especialmente se levarmos em conta que, ao contrário do ano passado, os projetos de estudantes não tiveram o apoio de nenhum outro veículo na propulsão.
A terceira Hyperloop Pod Competition recebeu 20 times com estudantes de 40 países e foi focada desta vez em velocidade. Os modelos de pods dos alunos precisavam passar em todos os testes de segurança antes de entrar em ação em uma câmara à vácuo e também em um túnel de mais de 1 Km montado pela SpaceX próximo ao prédio da empresa.
Vale lembrar que a SpaceX não tem relação com nenhuma startup com projetos de Hyperloop — a empresa se limita a incentivar o desenvolvimento deles. O sistema foi proposto por Musk ainda em 2013, e o design da ideia foi disponibilizado para que qualquer outra companhia pudesse trabalhar em cima.