Já passamos da metade de 2018 e vimos vários smartphones novos chegando ao mercado. Mas não dá para esquecer que 2017 foi um bom ano para os celulares. Tanto é que, mesmo em julho, ainda dá para recomendar alguns modelos lançados no ano passado.

Separamos a seguir uma lista com sete boas escolhas que chegaram às lojas em 2017, mas ainda que ainda valem a pena neste ano. Só escolhemos modelos vendidos diretamente no Brasil — sem importados na lista desta vez — e com pelo menos 3 GB de memória RAM. Vale dizer ainda que não há exatamente um critério de preço, embora nenhum deles tenha o preço de um topo de linha de 2018. Confira a seleção:

Samsung Galaxy S8

publicidade

Assim como o Galaxy S7 continuou sendo uma boa escolha em 2017, o Galaxy S8 segue como uma ótima pedida para agora. E no caso a situação é ainda melhor: o topo de linha da Samsung não mudou muito de um ano para cá. A tela infinita continua lá, assim como a resolução de 2.960 x 1.440 pixels e os 4 GB de RAM. O processador é um pouco inferior, mas ainda é um octa-core de respeito, e vem acompanhado de 64 GB de armazenamento. O aparelho na versão “flat” ainda aparece listado na loja da Samsung com preço sugerido de 2.800 reais (à vista), mas com sorte dá para encontrá-lo por pouco mais de 2.300 reais (também á vista, no boleto). O S8+ e o Note 8, no entanto, não o acompanharam tanto nessa queda de preço.

LG G6

O topo de linha de 2017 da LG também ganhou um sucesso, mas continua uma boa opção de celular, especialmente porque seu preço caiu bastante de um ano para cá. Seu processador é menos potente que o do Galaxy S8 (um Snapdragon 821 quad-core), mas o aparelho também com 4 GB de RAM e tela de altíssima resolução (2.880 x 1.440 pixels). Dá para encontrá-lo nas lojas por menos de 2.200 reais (à vista, no boleto).

Motorola Moto Z2 Play

O Moto Z3 Play ganhou uma tela maior e processador novo, mas, fora isso, não mudou tanto em relação ao seu antecessor. Inclusive piorou em alguns pontos, como na presença da entrada para fones de ouvido. Por isso, o Z2 Play segue como sendo um bom smartphone. Ele é compatível com todos os snaps lançados pela Motorola para a linha, tem uma das melhores baterias do mercado e ainda conta com 4 GB de RAM e 64 GB de armazenamento. Tudo por 1.600 reais (à vista) no site da Motorola.Se quiser uma opção mais parruda (e sem entrada P2 para fones de ouvido), o Z2 Force também é uma boa escolha, com 6 GB de RAM e chip Snapdragon 835. É encontrado por menos de 2.200 reais (à vista).

Asus Zenfone 4 (6 GB)

Ainda sem sucessor (provavelmente por pouco tempo), o Zenfone 4 continua sendo o melhor smartphone da Asus disponível no mercado. Vale se atentar às diferentes versões dele à venda. A melhor delas é a de 6 GB de RAM, que conta com 64 GB de armazenamento, tela Full HD e processador Snapdragon 630. Não é um topo de linha hoje, mas também não chegou às lojas com essa proposta em 2017. No site da Asus, ainda tem preço sugerido de 2.500 reais, mas dá para encontrá-lo por menos de 1.800 reais (à vista, no boleto) em algumas lojas.

Quantum Sky

Se seu negócio é fugir das marcas mais conhecidas, a Quantum lançou no final de 2017 um modelo bem interessante. O Sky tem 4 GB de RAM, 64 GB de capacidade de armazenamento e tela Full HD, na mesma linha do Z2 Play. O processador é um MediaTek octa-core de 2 GHz, em uma combinação que deve dar conta do recado caso você não esteja pensando em executar operações super pesadas no aparelho. Na loja da Quantum, ele tem preço sugerido de 1.330 reais (à vista).

Sony Xperia XZ

O design dos aparelhos da Sony envelheceu muito mal de 2017 para 2018, mas o Xperia XZ ainda tem especificações boas o suficiente para entrar na lista — até porque o preço está bem mais convidativo agora do que no lançamento, quando custava 4.000 reais. O aparelho tem processador quad-core Snapdragon 820 (um pouco pior que o do LG G6), 4 GB de RAM e tela Full HD, em uma combinação que deve ajudar a bateria de 2.900 mAh a durar bem. Com sorte, dá para encontrá-lo nas lojas por até menos de 2.300 reais (à vista, no boleto).