Quem tem um celular com desempenho mais restrito, seja por ser um modelo antigo, seja por ser um smartphone barato, já deve estar familiarizado com a família de aplicativos Go do Google, criada para oferecer alternativas leves e rápidas dos apps da empresa. Agora esses apps receberam uma série de novos recursos interessantes.

Começando com o YouTube Go, a versão mais leve do YouTube. Agora os vídeos baixados por meio do aplicativo serão acessíveis na galeria do celular utilizando um formato .yt. Se você tentar reproduzir o conteúdo, ele ainda abrirá pelo YouTube Go, mas ao menos fica mais fácil remover os vídeos salvos e compartilhá-los diretamente a partir da galeria.

publicidade

Já o Google Maps Go finalmente ganhou o recurso mais esperado, que é a capacidade de orientação de navegação curva-a-curva com voz. Agora a voz do Google pode falar para você virar à esquerda ou à direita enquanto você dirige, o que é de grande ajuda. A função ainda depende do download de um aplicativo separado, mas já é uma vantagem considerável. O app ainda não permite o download de mapas para navegação offline, no entanto.

Por fim, o Google Go, a versão mais leve do aplicativo de buscas foi atualizada com um novo recurso que é capaz de ditar as palavras em um texto na tela, o que pode ajudar usuários com deficiência visual ou com dificuldades de leitura. A função estará disponível em 28 idiomas.