Está procurando por um serviço novo de telefonia fixa, móvel, internet banda larga ou TV por assinatura? A Anatel pode ajudar a escolher a melhor opção com um novo serviço chamado “Anatel Comparador”, que analisa perfil de consumo para oferecer a melhor opção de plano para suas necessidades.

O serviço por enquanto é bastante restrito. O aplicativo será restrito a um grupo de usuários Android que se cadastrarem mandando e-mail para [email protected] com o nome e login de acesso do Google Play. O número de participantes nesta etapa é será limitado, e o cadastro para usuários de iPhone acontecerá em outro momento no futuro.

As ofertas listadas no aplicativo são fornecidas diretamente pelas empresas, que também deverão entrar em contato com o mesmo endereço de e-mail para saber como proceder para incluir seus planos na plataforma.

A agência informa que, inicialmente, o Anatel Comparador vai se focar na comparação de planos pós-pagos, individuais e combos, mas em versões futuras também contemplará ofertas pré-pagas. A perspectiva é que a busca de ofertas em telefonia móvel possa ser feita com base nos dados reais de consumo, permitindo encontrar a opção mais compatível com o perfil do usuário.

publicidade

O serviço pode ser útil para o público, mas é curioso que ele já deveria estar disponível há muito tempo. A Anatel tinha planos de lançar essa plataforma de comparação de operadoras desde 2015, quando a agência obteve recursos Fundo de Defesa de Direitos Difusos (FDD).