O WhatsApp para iOS está passando por mudanças que já haviam sido vistas no Android. A última versão do aplicativo para a plataforma da Apple começa a restringir o compartilhamento de mensagens, com o intuito de desencorajar a disseminação de boatos pelo app.

Como o WhatsApp revelou no mês de julho, até agora, era possível encaminhar uma mensagem para quantos chats o usuário quisesse. Agora, o número de encaminhamentos vai ser limitado, mas o limite pode variar de país para país. Na Índia, por exemplo, a restrição é de encaminhar um conteúdo para apenas cinco conversas por vez.

publicidade

A função parece ser uma reação do WhatsApp a uma situação que tem se agravado especialmente na Índia. Por lá, houve um surto de linchamentos causados por boatos compartilhados pelo aplicativo, o que fez com que o governo local exigisse uma série de mudanças e ameaçasse o aplicativo.

Outras medidas implementadas para tentar frear o compartilhamento de boatos incluem uma “etiqueta” que indica quando uma mensagem é encaminhada, o que deixa claro que o usuário que está enviando não digitou o texto ou gravou o áudio. Além disso, o botão de compartilhamento rápido de mídia foi removido.

publicidade

No iOS, a novidade pode ser conferida a partir da versão 2.18.81, liberada neste final de semana. No Android, a restrição já está em vigor desde o mês passado.