O Android Pie, previamente conhecido como Android P, finalmente chegou á sua versão final e já está disponível para alguns celulares. No entanto, o Olhar Digital recebeu algumas dúvidas de leitores que perguntavam se, diante desse novo lançamento, vale a pena esperar um pouco para comprar um celular.

A resposta neste caso é sempre um “depende”, porque varia sempre de acordo com a sua necessidade. Se você precisa de um smartphone imediatamente, seja pelo seu telefone atual ter quebrado, seja por ter sido roubado, não há muito o que fazer; compre um aparelho novo o quanto antes.

publicidade

No entanto, o mercado de smartphones brasileiro possui essa peculiaridade que recompensa a paciência. Se você esperar dois ou três meses, o celular em que você está de olho normalmente cai de preço e fica mais acessível.

Falando especificamente sobre o Android Pie, as perspectivas indicam que os primeiros aparelhos a saírem de fábrica com a nova versão devem demorar um pouco para sair, não importando se você está procurando um top de linha, um intermediário ou um aparelho de entrada.

publicidade

Os próximos grandes lançamentos no mercado brasileiro devem ser o Zenfone 5 e o Galaxy Note 9. Ambos chegarão ao mercado ainda com o Android Oreo, com perspectivas de atualização para a nova versão em um futuro não muito distante. Intermediários-premium que foram lançados com o Android O também devem ser atualizados para o P.

Apesar disso, quem conhece o ecossistema Android, sabe que a maioria dos celulares só recebe uma atualização de sistema ao longo de toda a sua vida e boa parte deles jamais chega a ser atualizado. Isso é um problema para quem procura manter o celular o mais atualizado possível.

publicidade

Por este motivo, se você quer maximizar o tempo que seu Android será atualizado, comprar um celular com Android Oreo, neste momento, pode significar que a única atualização que você receberá será a do Android Pie. Esperando um pouco mais, já é possível comprar um celular com a versão P, que deverá ser atualizada para a Q. O problema é que os modelos com Android P nativo podem demorar uns bons meses para começar a chegar ao Brasil, então é necessário pesar o quanto tempo você pode esperar antes de comprar um smartphone novo.

Falando especificamente sobre recursos, no entanto, há poucas mudanças grandes no Android Pie que realmente fazem com que a espera pela compra de um celular com a nova versão do sistema valha a pena, especialmente para quem não usa um Android puro como o do Pixel. Várias das novidades que agora são nativas do Android já existiam em outros aparelhos com suas próprias modificações do sistema, como fazem, por exemplo, Samsung e LG.