O Chrome 68 chegou há duas semanas, o que, no acelerado cronograma de lançamento de navegadores, significa que o 69 já está em fase de testes. E pela análise do código feita pelo Android Police, o Google parece ter abraçado de vez os entalhes nas telas dos smartphones: o browser será otimizado para aparelhos que contam com esse “recurso”. Mas não só: ele também começará a funcionar melhor em dispositivos que rodam Android Go.

A primeira mudança vai fazer com que o Chrome aproveite melhor o espaço nos displays com o contestado “notch”. Graças a ela, o navegador não vai mais simplesmente uma barra em branco em volta do entalhe. Ele passará a exibir conteúdo em toda a extensão da tela, fazendo com que os textos e outros elementos contornem a franja quando necessário. A novidade no browser chega quase junto do Android Pie, que oferece suporte a até dois “notches” no painel, e também vem algumas semanas antes do anúncio do Pixel 3, que deverá ter um entalhe na tela.

No caso da otimização para Android Go, o navegador passará a funcionar como um player de mídia em aparelhos com a versão mais básica do sistema operacional. A ideia é que usuários com esses smartphones com no máximo 1 GB de RAM não precisem baixar um app só para abrir arquivos de áudio ou de vídeo: o Chrome vai cumprir essa função.

Outras novidades incluem um botão de busca no gerenciador de downloads, a provável remoção do marcador “Seguro” em sites com HTTPS e também uma ferramenta de reprodução “picture-in-picture” de vídeos nas versões para Windows e Mac. Com ela, será possível destacar um clipe e deixá-lo flutuando em outras abas, para que você possa continuar assistindo enquanto navega.

publicidade

Se o cronograma for mantido, o Chrome 69 estará disponível já no começo de setembro, após mais algumas semanas de experimentos. Vale notar que os recursos testados no navegador beta não necessariamente estarão incluídos na versão finalizada.