A maioria das fabricantes de smartphones com Android opta por colocar programas próprios no sistema, que visam melhorar a experiência de seus consumidores. Entretanto, alguns desses aplicativos são mal otimizados, causam lentidão e consomem espaço.

Outro grande problema, é que estes apps não podem ser removidos tão facilmente do aparelho como é feito para programas baixados pela Google Play. A seguir, confira como remover aplicativos de fábrica do celular sem precisar fazer root.

Importante

O método mostrado abaixo é universal e foi testado em mais de um aparelho. Apesar disto, algumas versões mais antigas do Android e celulares de determinadas marcas possuem proteções contra ele. 

publicidade

Mais um aviso necessário: remover aplicativos de fábrica podem violar a garantia do aparelho. Também, escolha com cautela os apps que deseja remover, pois alguns deles podem ser necessários para um bom funcionamento do sistema. Se você não sabe o que um aplicativo faz, evite removê-lo.

1º passo – Prepare o aparelho

A parte principal deste tutorial é realizada no computador, mas é necessário fazer algumas etapas no celular antes de prosseguir para ele. A primeira etapa é ativar as opções de desenvolvedor no celular.

  1. Acesse a tela de “Configurações do aparelho” e vá em “Sobre o dispositivo”. Dê 7 toques em “Número da versão”. Isso é necessário para ativar as opções de desenvolvedor do celular;
    Reprodução

  2. Volte ao menu principal das “Configurações do aparelho”, entre em “Opções do desenvolvedor” e habilite o item “Depuração USB”.
    Reprodução

Passo 2 – No computador

Para começar no computador, será necessário realizar a instalação de alguns drivers adicionais e da ferramenta ADB. Seguem os passos:

  1. Realize o download dos drivers ADB por este link e instale-os;
  2. Então, faça o download das ferramentas ADB e extraia o conteúdo do arquivo ZIP para uma pasta de fácil acesso. Se possível, crie uma pasta chamada “adb” na raiz do C:\;
  3. Conecte o celular ao computador e deixe-o no modo de transferência de arquivos;
    Reprodução

  4. Abra o “Prompt de comando” como administrador pelo “Menu iniciar”;
    Reprodução

  5. Entre com o seguinte comando para acessar a pasta onde estão as ferramentas do ADB: cd c:\adb\platform-tools;
    Reprodução

  6. Para ter certeza que o celular está sendo reconhecido como deve no computador, entre com o comando: adb devices. Caso apareça a palavra “unauthorized”, desbloqueie o celular e conceda a permissão para ser feita a depuração USB;
  7. Agora, inicie a ferramenta ADB com o comando: adb shell;
    Reprodução

  8. Para listar os aplicativos que vem instalados de fábrica no seu aparelho, entre com o comando: pm list packages | grep ‘nome da fabricante’. Se necessário, troque o nome da fabricante pelo aplicativo que deseja buscar;
    Reprodução

  9. Depois de encontrar o aplicativo que deseja remover na lista, é necessário entrar com este comando: pm uninstall -k nome do pacote.
    Reprodução

Passo 3 – Deu erro? Faça isso, então!

Caso você se depare com a mensagem “failure” após o último comando, pode ser necessário desabilitar os administradores do celular. Esta configuração é feita na tela de “Configurações do aparelho” na opção “Segurança”.

Reprodução

Feito! Agora o seu celular já não tem mais aquele aplicativo que não poderia ser desinstalado por padrão. Apesar disto, ao fazer um reset de fábrica do smartphone, os programas estarão de volta.