Falha no Android usa cartão micro SD para atacar celular da vítima

Daniel Junqueira13/08/2018 12h47, atualizada em 13/08/2018 12h50
20171115124137
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Um grupo de pesquisadores de segurança descobriu uma falha no Android que se aproveita do gerenciamento de cartão SD para realizar ataques no celular da vítima.

A equipe de segurança da Check Point fez uma demonstração do ataque durante a conferência hacker DefCon. Ele se aproveita de apps que usam armazenamento removível, como cartões SD, em vez de confiar no espaço interno do dispositivo, segundo a Wired.

Ao convencer o usuário a baixar apps supostamente legítimos de monitoramento de armazenamento externo em apps, os hackers podem conseguir modificar o conteúdo do cartão SD e realizar diversas tarefas indesejadas pelo usuário, como a instalação de malwares e injeção de código malicioso.

Os hackers se aproveitariam de uma atualização falsa de software, que adicionaria o conteúdo malicioso no cartão SD da vítima. Como o app teria capacidade para analisar tudo o que é guardado no cartão de memória, ele poderia substituir ou manipular esses arquivos.

Por enquanto, o Google e outras fabricantes e desenvolvedores de Android ainda não se pronunciaram sobre o caso, mas a tendência é que uma correção seja lançada para o problema. Enquanto isso, a melhor forma de se manter seguro é evitando baixar apps de fontes desconhecidas.

Redator(a)

Daniel Junqueira é jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo. Iniciou sua carreira cobrindo tecnologia em 2009. Atualmente, é repórter de Produtos e Reviews no Olhar Digital.