O Google oficializou o lançamento do Android Pie (Go edition), nova versão do sistema para smartphones básicos. Com 500 MB a menor que a edição Oreo, o SO promete ser mais rápido que o antecessor e vem com um painel de controle para consumo de dados – um recurso interessante para quem quer economizar não só no celular, como também na conta.

Em um aparelho com 8 GB de espaço para armazenamento, o sistema deve deixar 5,5 GB livres para o usuário, contra 5 GB do atual Android Oreo Go Edition. O Android padrão, por sua, vez deixa disponíveis apenas 2,5 GB para o dono do celular instalar apps e salvar arquivos.

Entre as outras novidades, estão updates no Assistant Go e no Maps Go. O primeiro agora consegue entender comandos em português, enquanto o segundo passa a oferecer navegação curva a curva mesmo em sua versão básica.

O Google Go também foi melhorado, e consegue ler em voz alta o conteúdo de páginas abertas. O gerenciador de arquivos Files Go, por sua vez, conta agora com um sistema de transferência de documentos de ponta a ponta, que não usa mais internet.

publicidade

A versão Go do Android é usada em pelo menos 200 modelos diferentes, vendidos em 120 países, incluindo o Brasil. Os primeiros smartphones com o sistema, que funciona em aparelhos com no máximo 1 GB de memória RAM, chegaram por aqui neste ano pelas mãos de marcas como Positivo, Alcatel e Multilaser, custando de 400 a 800 reais.

Os primeiros dispositivos com Android Pie (Go edition) devem chegar no próximo trimestre. No post de anúncio oficial, o Google não menciona se os aparelhos existentes serão atualizados.