Há um novo golpe em circulação pelo WhatsApp no Brasil. Descoberto pela empresa de segurança PSafe, o ataque oferece cupons de R$ 100 para serem utilizados no aplicativo de pedidos de comida iFood. Mas, a ação é falsa e visa roubar dados pessoais das vítimas. 

Para atrair o público, os cibercriminosos inventaram uma promoção em comemoração ao suposto aniversário do iFood. Só que não há nada a festejar: até as 12h de hoje, já haviam sido detectados mais de 86 mil ciberataques nas últimas 48 horas, segundo a PSafe.

Reprodução

Ao clicar no link falso, o usuário acessa uma página na qual há uma pesquisa que precisa ser respondida antes do acesso ao cupom. São feitas três perguntas: “Conhece o funcionamento do iFood?”; “Possui o aplicativo instalado no seu smartphone?”; “Indicaria o iFood para amigos e familiares?”.

publicidade

Reprodução

Seja lá qual for a resposta, o usuário é direcionado para uma página na qual é incentivado a compartilhar com todos os amigos ou grupos do WhatsApp. O texto afirma que após o compartilhamento, o usuário será redirecionado para autenticar o cupom e receberá uma confirmação por SMS. Ao final, há ainda uma falsa seção de comentários com pessoas que teriam conseguido o suposto benefício.

Reprodução

Para não cair em ameaças como esta, a recomendação dos especialistas é sempre duvidar da veracidade do link e desconfiar de mensagens que pedem para realizar o compartilhamento com amigos para ganhar alguma coisa. Em caso de dúvidas, procure os canais oficiais da empresa nas redes sociais e o site oficial.