O Carpool é um serviço criado pelo Waze para facilitar o compartilhamento de caronas entre pessoas com destinos parecidos. Diferente do que ocorre com serviços como Uber, 99 ou Cabify, o preço da corrida não é calculado automaticamente de acordo com a distância; a ideia da plataforma é estabecer um valor de ajuda de custo para o motorista.

O Carpool do Waze entrou em operação esta semana e está disponível para todo o Brasil. Abaixo, você confira o passo-a-passo elaborado pelo Olhar Digital para solicitar ou oferecer uma carona usando o app.

Instalando e configurando o aplicativo

  1. Faça o download do aplicativo na Google Play ou App Store;
  2. Na primeira tela, clique em “Continuar com o Waze” e defina os endereços de seu interesse conforme mostra a imagem abaixo e toque em “Próximo”;

    Reprodução

  3. A seguir, defina o horário que você sai de casa e do trabalho;

    Reprodução

  4. Leia os termos de serviço e, estando de acordo, utilize uma conta do Google ou Facebook para associar a ele;
  5. Agora clique em “Adicionar foto” e coloque uma foto sua de perfil. Este passo é obrigatório. Toque em “Próximo”;

    Reprodução

  6. Se for de sua vontade, cadastre um e-mail ou clique em “Pular”. Por fim, toque em “Pronto”.

Depois que o Carpool estiver instalado, os processos para solicitar e oferecer uma carona são feitos de formas diferentes.

publicidade

Pedindo carona

Com a conta criada no aplicativo, você precisa encontrar pessoas que tenham rotas em comum com você, além de definir em qual dia será necessária a carona. Veja:

  1. Na tela principal do aplicativo, marque os dias em que você precisará de carona deixando-os com a “chavezinha na cor verde”;
  2. Ao acabar a busca do aplicativo pelos motoristas disponíveis, clique no dia em que você precisa da carona. Na lista, veja os detalhes de um dos motoristas ao tocar na imagem deles;

    Reprodução

  3. Se você estiver de acordo, clique em “Solicitar carona”, deixe uma mensagem para a pessoa e combine os detalhes finais.

    Reprodução

Oferecendo caronas

O processo para oferecer caronas é parecido com o que foi feito acima, mas ele é feito pelo aplicativo do próprio Waze ao invés do Carpool. Confira:

  1. Abra o aplicativo do Waze e toque no ícone da “pessoa que está acenando”;

    Reprodução

  2. Marque a opção “Eu quero dirigir” para o dia desejado” e selecione uma das opções que aparecem;

    Reprodução

  3. Toque em uma pessoa para obter mais informações sobre ela e se estiver de acordo clique em “Oferecer carona” e acabe de combinar os detalhes.
  4. Pronto! Agora você já sabe como oferecer ou solicitar uma carona para economizar um pouco de dinheiro. 

    Reprodução

Preços

É o próprio serviço que sugere a divisão dos custos, que vão de 4 a 25 reais, dependendo da distância. O pagamento dos passageiros aos motoristas é feito por cartão de crédito – o número deve ser registrado no Carpool. De toda a forma, fica a cargo do motorista cobrar pelas corridas.