Ao pesquisar sobre roteadores, você já deve ter se deparado com informações relacionadas à frequência. Anteriormente era comum encontrar apenas aparelhos com a faixa 2.4 GHz, mas agora cada vez mais dispossitivos operam também na frequência 5 GHz. O que isto quer dizer na prática?

Se você está em dúvida sobre qual a melhor opção para as suas necessidades, entenda a seguir as principais vantagens e desvantagens de uma rede na frequência 5GHz. Não deixe de ver, também, como configurar uma rede 5 GHz.

Vantagens e desvantagens

Como em toda rede sem fio, o tamanho do ambiente é um fator determinante para fazer a melhor escolha. A frequência de 5 GHz, por exemplo, é mais estável e rápida do que uma conexão com a frequência 2.4 GHz, sendo indicada para quem faz uso mais pesado da internet, com tarefas como jogar online e assistir a vídeos em alta definição.

publicidade

Apesar de serem mais rápidas e sofrerem menos interferências, as redes que atuam em 5GHz também possuem desvantagens. A principal delas é o alcance menor em comparação à rede 2.4GHz. Assim, se o ambiente onde você instalará a rede é grande, nem sempre a frequência de 5GHz será a melhor opção.

Outro detalhe a se atentar é sobre os dispositivos que farão a conexão ao roteador. Celulares mais antigos podem não detectar as redes que atuam em 5GHz. Apesar disto, este problema pode ser contornado com o uso de um roteador de duas bandas, capaz de atuar tanto na frequência 2.4 GHz quanto em 5 GHz.

-> Aprenda a descobrir a senha da sua rede Wi-Fi pelo PC ou celular!

Como configurar uma rede 5GHz

A configuração de uma rede nesta frequência é parecida com o processo padrão de um roteador, mas o passo a passo pode variar dependendo da fabricante. A seguir, veja como fazer a configuração de uma rede 5GHz em roteadores da D-Link e TP-Link.

Obtendo o IP do roteador

Para fazer a configuração da rede, é necessário saber qual o IP do seu roteador para acessar o painel de controle. Caso você não tenha esta informação, realize estes passos:

  1. No menu iniciar, procure por “CMD” e entre no “Prompt de comando”;

    Reprodução

  2. Digite o comando: ipconfig;

    Reprodução

  3. Anote o IP do “Gateway padrão”, que se refere ao IP do roteador.

    Reprodução

D-Link

  1. No navegador de sua preferência, acesse o painel de controle do roteador com o IP obtido através dos passos acima;
  2. Entre com a senha do aparelho. No caso da D-Link, o usuário é admin, enquanto a senha fica em branco;

    Reprodução

  3. Acesse o menu “Setup” na parte superior e, entre em “Wireless settings”. Na página que abre no centro da tela, clique em “Manual Wireless Network Setup”;

    Reprodução

  4. Note agora que você deve ter duas opções “Wireless Network Settings”. Vá na opção de baixo, que contém a informação “Wireless Band: 5GHz Band”. Para o preenchimento dos campos, siga as instruções que estão na imagem abaixo;

    Reprodução

  5. Ao finalizar a configuração, clique em “Save settings” que está na parte superior da tela e reinicie o roteador.

TP-Link

  1. No navegador de sua preferência, acesse o painel de controle do roteador com o IP obtido através dos passos acima;
  2. Entre com a senha do aparelho. No caso da TP-Link, o usuário é admin, enquanto a senha também é admin;

    Reprodução

  3. No menu da esquerda, clique em “Wireless 5GHz” e defina as configurações da página “Basic Settings”, conforme mostra a imagem abaixo. Clique em “Save”;

    Reprodução

  4. Agora, acesse a opção “Wireless security” e escolha entre as duas opções que se referem “WPA/WPA2”. A primeira opção é para redes domésticas, enquanto a segundo se aplica a empresas. Por questões de segurança, não opte por uma rede “WEP”. Clique em “Save”;

    Reprodução

  5. Reinicie o roteador.

Pronto! Agora você já sabe como configurar uma rede na frequência de 5GHz. A maioria dos roteadores atuais trabalha no modo de duas bandas, portanto, é recomendado que você deixa as redes das duas frequências ativas, de forma a garantir um melhor sinal em seu ambiente.

O processo acima foi mostrado nas marcas D-Link e TP-Link, mas é similar para aparelhos de outras fabricantes. Ou seja, as configurações devem ser feitas através do painel de controle do roteador.