Reprodução

“Cidadãos saudáveis são o maior patrimônio que qualquer país pode ter.” Sir Winston S. Churchill (Político britânico, 1874 – 1965)

publicidade

A saúde passa por uma crise global gravíssima. Nos países do terceiro mundo (inclusive Brasil) governos falham na distribuição de vacinas e remédios, fragilizam as redes públicas de sáude deixando hospitais sucateados e comunidades inteiras sem tratamento.

Quando ampliamos um pouco mais nossa visão, alguns fatos relevantes ainda mais graves aparecem: Mais de 300 milhões de pessoas estão vivendo com depressão, um aumento de mais de 18% entre 2005 e 2015; o número de pessoas com diabetes aumentou de 108 milhões em 1980 para 422 milhões em 2014 e 1,3 milhões de mortes em 2015 foram atribuídas a hepatite (fonte: WHO – World Health Organization – Organização Mundial de Saúde).

publicidade

Para piorar, até mesmo vírus que estavam dormentes estão reaparecendo. Recentemente, profissionais de saúde relataram ter visto novas cepas da peste bubônica, bem como ressurgimentos do zika vírus em regiões do Nilo Ocidental. Além disso, há o crescimento populacional, o aumento da expectativa de vida e mais condições crônicas que estão comprimindo os orçamentos globais para área de saúde.

A tecnologia já vem desempenhando seu papel fundamental no avanço da medicina faz décadas, mas este é o momento que precisamos “acelerar a inovação” e “reduzir os custos” de medicamentos e tratamentos. Para muitos pesquisadores isto somente será possível com as Health Techs ou startups focadas em soluções para saúde.

publicidade

Em todo planeta, estas startups estão aplicando as tecnologias mais inovadoras da atualidade tais como IoT, genômica, impressão 3D, telemedicina e dispositivos vestíveis e encontrando novos meios de melhorar a saúde dos cidadãos. De fato, não há limites ou barreiras para ação das Health Techs. Como resultado, 325.000 aplicativos de saúde já estavam disponíveis em 2017 para usuários de todo planeta. Mais de 350 aceleradores e capital de risco estão investindo pesado na área. No Brasil a transformação digital na área de saúde também está ocorrendo via Health Techs.

De acordo com o relatório Liga Insights Health Techs, temos 263 startups focadas em saúde, o que também fez incubadoras abrirem áreas e investiment específicos para elas.  O futuro da saúde são as Health Techs e um novo sistema de saúde preventivo, personalizado, preditivo e participatório está a caminho e será, muito melhor que o atual.

publicidade

Hashtags 

#healthtechs #saúde #saúdedigital #inteligenciaartificial #tecnologia #IA #IoT  #dados #Bigdata #medicina #sociedade #futuro

Follow @rdmurer

*As opiniões expressas neste espaço são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não refletem necessariamente a linha editorial do Olhar Digital