A Microsoft vai implementar um novo recurso interessante no OneDrive, especialmente para quem costuma gravar vídeos ou áudios de reuniões, aulas ou outras situações similares. A versão OneDrive for Business do serviço de nuvem da Microsoft será capaz de fazer a transcrição de áudio por meio de inteligência artificial.

A expectativa da Microsoft é que o serviço comece a ser disponibilizado ainda neste ano. Com o recurso, o texto relacionado ao áudio do arquivo será incorporado ao arquivo. Assim, será mais fácil buscar o momento em que determinado assunto aparece na conversa, o que, como sabe qualquer pessoa que já teve que trabalhar com vídeos e áudios longos, é uma bênção.

Segundo a Microsoft, este novo recurso suportará 320 tipos diferentes de arquivos, então as chances de que o seu arquivo de áudio ou de vídeo estejam na lista são bastante grandes.

Reprodução

publicidade

A aplicação interessante é fruto de uma aposta pesada da Microsoft em inteligência artificial e integração da tecnologia aos seus serviços. A questão, neste caso, é que tradicionalmente os usuários que em países anglófonos acabam recebendo as novidades primeiro, então não se sabe quando os brasileiros poderiam aproveitar essa função.

A Microsoft não estabelece uma data para o lançamento do recurso, limitando-se a falar que isso acontecerá “até o fim do ano”. Com o evento Ignite acontecendo em setembro, é provável que a empresa revele algumas novidades sobre o lançamento.