

Hoje em dia é difícil alguém ter acesso à internet e não possuir uma rede Wi-Fi em casa ou no escritório. Afinal, cada vez mais os dispositivos que são utilizados no dia-a-dia dependem de uma conexão sem fio. O grande problema, por questões de privacidade ou segurança, é como esconder a sua rede para que ninguém se conecte a ela facilmente.
Através de uma simples configuração feita no roteador, felizmente, é fácil esconder a conexão Wi-Fi, sem que ela perca a funcionalidade. Confira no passo-a-passo do Olhar Digital como fazer a rede Wi-Fi ficar invisível e como se conectar a ela.
Obtendo o IP do roteador
O primeiro passo para poder fazer a configuração mencionada acima é obter o IP do roteador. Ele é necessário para que você possa acessar o seu painel de controle. Veja:
-> Aprenda a descobrir a senha da sua rede Wi-Fi pelo PC ou celular!
Fazendo a configuração
A configuração que precisa ser feita para a rede ficar invisível está na parte de configurações da conexão Wireless. Como cada fabricante adota menus com nomes e funções diferente. Veja a seguir como o processo é realizado em roteadores da TP-Link e D-Link.
Mesmo que o seu roteador seja de outra marca, este processo também pode ser realizado, porém, você encontrará mudanças na disposição dos menus e nomes dos recursos. Na maioria dos casos, o nome da função que você deverá procurar e desabilitar é “Enable Broadcast” ou “Transmissão do SSID”.
TP-Link
D-Link
Em alguns firmwares, a D-Link nomeou esta opção como “Enable Hidden Wireless”. Caso você a tenha, basta habilitá-la.
Como se conectar a uma rede invisível
Conforme explicado no começo do tutorial, mesmo que a rede esteja invisível, você pode utilizá-la, contanto que você saiba o nome dela e sua senha. Abaixo, veja como se conectar à rede invisível no Android:
No Windows, o processo também é parecido. Ao entrar nas configurações de rede, você terá a opção “Adicionar uma nova rede”. Por lá, basta prosseguir com os dados pedidos, tal como foi feito no Android.