O próximo celular top de linha da Samsung pode ter um sensor de impressões digitais integrado à tela, segundo informações da imprensa sul-coreana. Se o rumor estiver correto, a provedora dessa tecnologia será a Qualcomm.

Leitores de impressão digital na tela têm se popularizado entre marcas de celular chinesas, mas ainda não chegaram aos modelos mais populares do mundo. Com o vindouro Galaxy S10, sucessor do Galaxy S9 que saiu este ano, esse cenário pode mudar.

De acordo com o SamMobile, a Samsung será a primeira empresa a usar a terceira geração de scanner de impressões digitais sob a tela da Qualcomm. A primeira geração é de 2015 e não fez muito sucesso, mas a segunda está em diversos smartphones chineses.

A tecnologia da Qualcomm consiste em um pulso ultrassônico transmitido em direção ao dedo do usuário quando ele toca a tela para desbloqueá-la. Isto é feito para mapear os poros e riscos que compõem a impressão digital única de cada pessoa.

publicidade

Em seguida, o sensor coleta mais dados de profundidade para recriar uma modelagem 3D do dedo. Deste modo, o sensor da Qualcomm promete ser mais rápido e mais seguro do que outras soluções semelhantes usadas no mercado.

No entanto, há rumores de que o Galaxy S10 não será o primeiro smartphone da Samsung com um leitor de digitais integrado à tela. A empresa estaria preparando um celular intermediário a ser lançado exclusivamente na China ainda em 2018 com essa tecnologia.

A Samsung já disse recentemente que pretende trazer mais recursos inéditos aos seus celulares mais baratos antes de fazer o mesmo com os tops de linha. Por enquanto, porém, a empresa não admite que está trabalhando em telas com sensores de digitais.