A Loon é uma empresa pertencente à Alphabet, dona do Google. Ela surgiu a partir de um projeto desenvolvido com o objetivo de levar internet a regiões remotas do planeta com uso de balões. Agora, a companhia diz ter conseguido transmitir sinal de internet a 1.000 km de distância, o que pode facilitar bastante na hora de conectar lugares que ainda não têm acesso à rede.

Em testes realizados nos Estados Unidos, um balão da empresa conseguiu receber dados a partir de uma antena que estava a 20 km de distância. A partir daí, esse balão redistribuiu o sinal para uma rede formada por outros seis balões distribuídos em uma área de 1.000 km.

publicidade

Com esse feito, os engenheiros da Loon acreditam que vão conseguir distribuir sinal de internet sem precisar instalar muitas antenas no solo – o que é uma tarefa complexa e cara, e dificulta a chegada do sinal de internet a regiões remotas do planeta.

A partir de agora, a Loon pretende fornecer sinal de internet no Quênia já a partir do ano que vem. Assim, a empresa segue com seu projeto de levar internet a quem hoje não consegue se conectar por falta de infraestrutura de rede.