A Playmove, uma startup sediada na cidade de Blumenau, em Santa Catarina, anunciou o lançamento de um tablet chamado PlayTable, que ensina crianças autistas a ler e escrever. Segundo a empresa, trata-se da primeira plataforma ludopedagógica do Brasil, sendo que todo o desenvolvimento do dispositivo é 100% nacional.
Estruturado em uma mesa digital de 21,5 polegadas com resolução FullHD, a PlayTable possui um software habilitado para interagir com crianças que tenham Síndrome de Down, TEA (autismo), TDA/H, surdez e deficiências motoras. Seus jogos, alinhados com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), auxiliam no desenvolvimento de habilidades cognitivas e de coordenação motora, além de oferecer conteúdo de alfabetização. Ele permite que até seis crianças joguem simultaneamente, promovendo a interação social entre elas, além de dispensar o acompanhamento de monitores.
 
O dispositivo possui ainda tecnologia IPS com visão 180º – que oferece a mesma visualização da tela de qualquer ângulo – áudio digital, conexão Wi-Fi para eventuais atualizações (os jogos e aplicativos rodam sem a internet), suporte técnico remoto gratuito, entrada para USB e tela multitoque. Nesse último, além do toque humano, o tablet identifica objetos de metal, como pincéis, adaptadores e ponteiras. Para ligar, basta uma fonte de energia, podendo ser usada no chão ou na parede.
 
Startup do setor de educação (EdTech), a Playmove recebeu em 2018 um aporte do fundo Criatec 3, que tem o BNDESpar (braço de investimentos do BNDS) como principal acionista. Desde sua fundação, a Playmove já vendeu suas mesas digitais para mais de 1000 escolas no Brasil e atende cerca de 350 mil alunos.