O Spotify quer tornar sua plataforma mais atraente para artistas independentes. Mas, para isso, a empresa tem que “driblar” as gravadoras tradicionais. E é o que o Spotify está fazendo em sua mais nova atualização, que permite que artistas independentes façam upload direto de suas novas músicas para a plataforma.

Através do aplicativo Spotify for Artists, lançado no ano passado, músicos independentes podem fazer o upload de suas músicas em arquivos de áudio ou em coleções, editar metadados e decidir quando elas vão ser publicadas. O pagamento de royalties é feito diretamente para o artista, neste caso.

publicidade

Segundo o Spotify, a empresa não fica com comissão e nem muda o valor que pagaria para o músico se ele fosse agenciado ou se tivesse uma gravadora como intermediária. Com isso, a companhia promete incomodar muitos “cartolas” do mundo da música, que até hoje monopolizam os direitos comerciais de artistas.

Além disso, a novidade promete colocar o Spotify como um rival direto do SoundCloud. A plataforma aceita o upload livre de arquivos de áudio, como podcasts e músicas sem restrições de direito autoral. Por isso, o app é um dos mais utilizados por artistas independentes ou em começo de carreira.

publicidade

Recentemente, o Spotify também começou a assinar contratos de distribuição com artistas, passando por cima das gravadoras e agências que costumam exercer esse papel na indústria. Uma reportagem do The New York Times chegou a indicar que artistas que assinam diretamente com o Spotify ganham mais do que os que têm uma intermediária.

Como explica o TechCrunch, o plano tem chances iguais de dar certo ou errado. O Spotify ainda não tem um modelo de negócios sustentável, registra mais prejuízos do que lucros há anos, e aumentar gastos com artistas pode desequilibrar ainda mais essa equação. Além disso, a empresa pode ser vítima de retaliações da indústria da música. Gravadoras podem privilegiar rivais, como o Apple Music, ou subir o preço de artistas mais famosos, por exemplo.

publicidade

De qualquer maneira, a ferramenta de upload de música do Spotify for Artists está sendo liberada aos poucos, primeiramente para usuários convidados, somente nos Estados Unidos e só funciona no PC. Pelo menos por enquanto.