A Apple gastou boa parte do tempo do evento de anúncio dos novos iPhones na última semana promovendo a câmera dos dispositivos, apresentando uma série de vantagens sobre a concorrência. No entanto, as primeiras análises dos aparelhos mostram que talvez as inovações da empresa talvez não sejam tudo isso.

O curioso é que boa parte das análises colocam o iPhone XS e sua câmera lado a lado com o Pixel 2, do Google, que foi lançado no ano passado e, teoricamente, seria um celular já ultrapassado neste mercado que evolui em ritmo assombroso. O que se viu, no entanto, foi que a diferença não é tão grande assim.

Em algumas das análises, como a feita pelo site The Verge, indica que o “iPhone XS tem uma câmera melhor que a do iPhone X, mas não melhor que a do Pixel 2”. Já o site Tom’s Guide aponta que o iPhone XS supera o Pixel 2 em alguns pontos, mas em boa parte dos casos a Apple só está agora alcançando o que o Pixel 2 já fazia em 2017.

Nem todas as análises têm esta visão tão favorável ao Pixel, no entanto. O site Mashable menciona que a câmera do iPhone XS é a melhor que ele já usou em um celular, e o texto conta com imagens feitas com o iPhone, com o Galaxy Note 9 e o Pixel 2. Apesar de preferir a câmera do smartphone da Apple, o analista elogia os resultados obtidos com o Pixel 2, especialmente diante do fato que o celular já tem um ano no mercado.

publicidade

Essa situação se repete em basicamente todas as análises: o iPhone XS tem, sim, uma câmera muito boa, e isso é consenso. No entanto, a questão realmente impressionante é ver como o celular do Google ainda se mantém comparável aos tops de linha mesmo depois de um ano.

Isso cria uma expectativa interessante para outubro, quando o Google apresentará o Pixel 3. A lógica diz que o aparelho deve trazer algumas novidades que o coloquem acima do Pixel 2, mas só o tempo dirá quais são os novos recursos para se diferenciar, mas o fato é que, mesmo se nada mudar, o aparelho seguirá perto do topo por mais algum tempo.