O Google anunciou mudanças importantes para o seu aplicativo e site no Android. Em breve, o espaço de notícias Feed passará a se chamar Discover, ganhando mais ferramentas para que o usuário personalize o conteúdo presente na linha do tempo. A empresa remodelará a versão móvel do seu buscador para acrescentar links interessantes para o usuário.

De acordo com o Google, o Discover vai trazer também um novo visual. Inspirado pelo Material Theme do Android 9.0 (Pie), a nova ferramenta trará cabeçalhos remodelados que deverão fazer com que o usuário identifique mais facilmente o assunto do link. Clicando sobre o título da guia, será possível seguir o assunto para receber mais conteúdo relacionado.

Além dos tradicionais links, o Google Discover passará a mostrar outros tipos de conteúdo, como vídeos e material gráfico. O app dará preferência a publicações novas, porém poderá reunir materiais mais antigos, desde que estes possam interessar o usuário. Na parte inferior do card, inclusive, haverá um botão onde será possível marcar se deseja ver mais sugestões parecidas ou menos.

Outra grande limitação que será resolvida é o oferecimento de contéudo em múltiplas linguagens. Em breve, os usuários do Brasil poderão ver sugestões de artigos em português e inglês, por exemplo, e não somente na língua oficial do país. Por enquanto, no entanto, o recurso só está disponível para inglês e espanhol nos Estados Unidos.

publicidade

Por fim, o Google anunciou que fará um redesenho da sua página móvel (google.com) para incluir também os links do Discover. Atualmente, o site mostra apenas a página de pesquisa padrão, tal qual a versão para computadores. O Google afirma que as novidades serão liberadas nas próximas semanas, sem uma previsão específica para o Brasil.