Um hacker japonês conhecido apenas pelo codinome “Human Controller” criou um cubo mágico capaz de se resolver sozinho. A obra de engenharia e robótica foi publicada no YouTube e mostra o pequeno dispositivo se contorcendo até voltar ao estado original em menos de um minuto.

Veja abaixo:

Também conhecido como “Cubo de Rubik”, em alusão ao seu criador, o húngaro Erno Rubik, este famoso quebra-cabeças consiste em uma peça de seis lados, cada lado com nove adesivos coloridos. O objetivo é reunir todos os adesivos de uma cor só em cada lado, girando as linhas e colunas em torno do eixo do cubo.

publicidade

O quebra-cabeças ficou tão famoso que muita gente dedica a vida a descobrir maneiras de resolver o cubo no menor tempo possível. Há máquinas capazes de fazê-lo até em menos de um segundo. Mas compactar máquinas complexas dentro de um dispositivo do tamanho de um cubo mágico comum, isso é novidade.

O mesmo Human Controller já havia feito, cerca de um ano atrás, uma versão bem maior do mesmo cubo mágico autônomo. A nova peça, do tamanho de um brinquedo tradicional, usa uma série de componentes feitos por impressoras 3D, fios, eletrônicos e baterias para coordenar os movimentos do cubo.

O hacker responsável pela obra não deu detalhes de como ela funciona, mas o vídeo sugere que não é apenas um algoritmo que repete de trás para frente os movimentos feitos anteriormente. Mais informações sobre o cubo mágico autônomo podem ser encontradas (em japonês) neste link.