No seu celular Android, você deve ter muitos aplicativos instalados e configurações para deixar o sistema do jeito que gosta. Ao utilizar ferramentas populares de backup, elas costumam lhe ajudar a salvar as fotos, contatos e outros arquivos armazenados, mas deixam os programas e demais configurações de fora, forçando-lhe a restaurá-los manualmente.

Uma forma pouco divulgada de backup pode ser feita via ADB, o que envolve o uso de um computador para a tarefa. Apesar do método ser um tanto mais complicado, ele consegue fazer uma cópia dos apps, jogos e configurações que estão no seu celular. A seguir, confira como executar o processo e restaurar um backup completo do Android via ADB.

Importante

O método apresentado a seguir, conforme dito acima, realiza uma cópia de aspectos importantes do Android, que geralmente ficam de fora por outros meios de backup, mas ele deixa de fora os arquivos que ficaram armazenados localmente ou na nuvem, tais como fotos e contatos, por exemplo. Portanto, não dispense-os.

publicidade

Requisitos

Para realizar o processo a seguir, diferente do que possa imaginar, não é necessário possuir root no sistema. Entretanto, será necessário possuir um computador com as ferramentas ADB já instaladas, que será mostrado como obtê-las no passo-a-passo.

No que diz respeito a requisitos do celular, o recurso a ser mostrado começou a ser implantado a partir do Android 4.0. Entretanto, nesta versão, não é recomendado mantê-lo como única forma de backup, pois ele ainda era experimental.

Ativando o modo de desenvolvedor

Começando pelo celular, assim como a maioria dos processos que envolvem comandos ADB, fazer um backup pela ferramenta também requer que o modo de depuração USB esteja ativo no Android. Sendo assim, também é necessário ativar o modo de desenvolvedor no sistema operacional. Para ativar estas duas opções, siga estes passos:

  1. No Android, entre na tela de “Configurações do aparelho”, vá em “Sobre o telefone” e toque sete vezes em “Número da versão”. Isto destravará o modo de desenvolvedor;

    Reprodução

  2. De volta a tela principal de “Configurações do aparelho”, entre em “Programador” e habilite a opção “Depuração USB”.

    Reprodução

Instalando as ferramentas no computador

Agora que o celular já está preparado, é preciso fazer a instalação das ferramentas e drivers específicos que o computador precisará para se comunicar com o celular. Confira abaixo, os passos para instalar as ferramentas ADB e Fastboot no Windows:

  1. Faça a instalação do Android SDK pelo Android Studio em seu computador após baixa-lo por este link;
  2. Agora, é preciso ser realizado o download do Fastboot por este link;
  3. No “Windows Explorer”, acesse este caminho: %USERPROFILE%;

    Reprodução

  4. Crie uma pasta chamada “adb-fastboot” e extraia o conteúdo do arquivo baixado do “Fastboot” para ela;

    Reprodução

  5. No menu iniciar, procure pelo item “Exibir configurações avançadas do sistema” e acesse-o;

    Reprodução

  6. Entre na opção “Variáveis de ambiente”;

    Reprodução

  7. Em “Variáveis do sistema”, selecione a opção “Path” e clique em “Editar”;

    Reprodução

  8. Adicione este parâmetro: ;%USERPROFILE%\adb-fastboot\platform-tools;

    Reprodução

  9. Clique em OK;
  10.  Por fim, faça a instalação dos “Drivers ADB” com este link e reinicie a máquina.

Fazendo o backup via ADB

Agora que tanto o celular quanto o computador já estão preparados, chegou a hora de efetuar o backup. Veja como fazer:

  1. Abra o “Prompt de comando” como administrador pelo Menu Iniciar;
  2. Entre com os comandos conforme mostra a imagem abaixo para acessar a ferramenta ADB;

    Reprodução

  3. Para se certificar que o celular está sendo identificado, entre com o comando: adb devices. Caso ele não esteja sendo reconhecido, certifique-se de permitir a depuração USB no Android, já que ele pode estar parado nesta mensagem;

    Reprodução

  4. Entre com o comando: adb backup -apk -shared -all -f backup.adb;

    Reprodução

  5. Agora, desbloqueie a tela do celular e coloque uma senha para o backup (opcional). Então, clique em “Fazer backup de meus dados” e aguarde o backup ser feito.

    Reprodução

Após o processo ser realizado, você terá um arquivo no formato ADB na pasta onde está o programa, também chamado de ADB. O tempo levado para o backup ser feito e o seu tamanho, variam de acordo com a quantidade de programas e informações que estão no Android.

Restaurando um backup feito via ADB

Agora que você já possui um backup dos aplicativos e configurações do Android no computador, você também precisa saber como restaurá-lo. Para isto, siga estes passos:

  1. No computador, mais uma vez, abra o “Prompt de comando” como administrador pelo “Menu Iniciar”;
  2. Entre com os comandos conforme mostra a imagem abaixo para acessar a ferramenta ADB;

    Reprodução

  3. Para se certificar que o celular está sendo identificado, entre com o comando: adb devices. Caso ele não esteja sendo reconhecido, certifique-se de permitir a depuração USB no Android, ele pode estar parado nesta mensagem;

    Reprodução

  4. Desta vez, para iniciar o processo de restauração, entre com o comando: adb restore backup.adb;

    Reprodução

  5. No celular, desbloqueie sua tela, coloque a senha, caso a tenha definido e clique em “Restaurar meus dados”.

    Reprodução

Dessa forma, você já sabe como fazer e restaurar um backup completo do Android utilizando o computador. O método demonstrado também não faz você perder o root do aparelho ou custom ROM instalada.