O Windows é o sistema mais popular para computadores e possui inúmeros programas para as mais variadas tarefas. Infelizmente, alguns desenvolvedores optam por incluir em seus instaladores programas de procedência duvidosa, que podem expor o seu computador a vírus e outros riscos.

No Windows 10, felizmente, a Microsoft implementou um recurso que ajuda a combater a instalação destes programas potencialmente indesejados (conhecidos como PUAs na sigla em inglês), mas ele não vem habilitado por padrão. A seguir, veja como ativar esta “função secreta” do Windows contra apps indesejados:

publicidade
  1. Clique com o botão direito no Menu Iniciar e vá em Windows PowerShell (Admin);

    Reprodução

  2. Entre com o seguinte comando: Set-MpPreference -PUAProtection 1.

    Reprodução

Neste momento, o Windows já está realizando a proteção do computador de forma automática. Para verificar se houve algum programa potencialmente perigoso no computador, você pode acessar o relatório do Windows Defender por este caminho:

  1. Aperte as teclas “Win + I” para acessar a tela de configurações;
  2. Entre em “Atualização e segurança”;

    Reprodução

  3. Agora, na parte de “Segurança do Windows”, clique em “Abrir segurança do Windows”;

    Reprodução

  4. Em “Proteção contra vírus e ameaças”, você verá o histórico mais recente do Windows Defender. Para obter ainda mais detalhes, também é possível utilizar a função “Histórico de ameaças”.

    Reprodução

Nos testes realizados pelo Olhar Digital, a ativação do recurso do sistema não trouxe qualquer impacto na performance da máquina. Entretanto, caso queira desabilitar esta proteção, basta realizar novamente os primeiros passos deste tutorial utilizando o valor “0” para o “PUAProtection” no PowerShell.

publicidade