O Google deu mais um passo para “matar” de vez o seu serviço Hangouts. A companhia anunciou que o aplicativo do serviço de mensagens para o Google Chrome deixará de funcionar em breve. No lugar, os usuários terão que optar pela versão online do serviço ou baixar a extensão para o navegador.

De acordo com a publicação do Android Police, o Google não revelou uma data específica para encerrar o aplicativo do Hangouts. Lançado em 2014, o aplicativo permitia que os usuários executassem o aplicativo de conversa em uma janela separada e de forma independente do restante do navegador. Além disso, o programa oferecia bolhas flutuantes no estilo Facebook Messenger para celulares.

Por enquanto, a recomendação é que o usuários utilizem o complemento do mesmo serviço, disponível na Chrome Web Store. Caso você não saiba diferenciar os dois, o plug-in adiciona o ícone verde do serviço de mensagens ao lado da barra de tarefas. O Google pede ainda a remoção do app após a instalação do complemento, uma vez que o uso de ambos pode gerar conflitos.

Nos últimos anos, tanto a plataforma de aplicativos do Chrome como o Hangouts têm sido deixados de lados pelo Google. No caso do serviço de mensagens, o substituto do GTalk acabou sendo abandonado pelo Google Allo, que por sua vez está sendo trocado pelo RCS (considerado uma evolução do SMS). No entanto, a empresa ainda pretende manter o Hangouts funcionando por algum tempo.

publicidade