O PlayStation 5 pode ser lançado já com retrocompatibilidade de fábrica. É o que indica uma patente obtida pela Sony na última semana para o registro da marca “remastering by emulation” (Remasterização por emulação, em tradução livre). O recurso seria capaz ainda de melhorar a imagem de jogos antigos durante a execução.

De acordo com a publicação do CNET, o registro da marca foi obtido pela Sony na última quinta-feira, 2. No documento de 14 páginas, a empresa explica um processo capaz de melhorar as textura de jogos antigos em tempo real para maiores resoluções. Ou seja, converter jogos títulos das primeiras gerações em conteúdo HD ou 4K de forma independente.

A remasterização de jogos antigos se tornou bastante comum na indústria com a popularização de consoles retrôs e o relançamento de franquias populares. No entanto, esse processo atualmente demanda um empenho de estúdios para adaptarem os títulos ou refazê-los por completo. A novidade poderia poupar tempo e dinheiro tanto para as empresas como para os consumidores.

Apesar das suspeitas, não há nada que ligue oficialmente a nova patente ao PlayStation 5. No entanto, com a geração do PS4 se encaminhando para o seu fim, é provável que a Sony guarde qualquer novidade para a próxima geração em 2021. A companhia não se pronunciou sobre o caso.