O Google Maps é útil para traçar rotas, mas há recursos que ficam um tanto camuflados e são muito úteis para várias necessidades, como medir distâncias manualmente, lembrar onde você estacionou o carro e reservar quartos de hoteis só para citar alguns. Funcionam como micro aplicativos dentro do mapa online, que nunca tiveram muita divulgação.

Depois de descobrir como são simples de usar (e úteis), é muito provável que você se questione de como o Google nunca deu destaque para essas ferramentas.

publicidade

1. Medir distâncias de um ponto a outro manualmente

Muitas vezes, não precisamos traçar um percurso completo, mas apenas queremos saber o quão longe estamos de um determinado um lugar. Ou talvez você queira traçar uma corrida de 5 Km em torno de sua casa e precise apenas traçar a rota. O fato é que o Google Maps tem uma ferramenta para isso, chamada “Medir Distância”. Veja como acessar e usar essa função:

  1. Toque e mantenha pressionado qualquer ponto do mapa e um alfinete vermelho aparecerá no local exato, mostrando o nome do lugar que você selecionou;
  2. Agora toque no nome do local e, na tela que desliza para cima, escolha o item “Medir Distância”. Você verá uma linha pontilhada com linhas cruzadas;

    Reprodução

  3. Conforme se arrasta o mapa, a distância entre a mira e o pino original é mostrada na parte inferior da tela;
  4. Para ter uma distância mais precisa, clique no sinal de +, localizado no canto inferior direito da tela e vá adicionando mais pontos até o local desejado;
  5. Caso você tenha marcado o ponto de forma errada, para apagá-lo, basta clicar na seta “voltar” que está na parte de cima da tela;

Esse recurso é bem útil para saber distâncias em que você não quer que o Maps customize. O ponto negativo é que não dá para salvar um mapa personalizado com a distância traçada. Fica aqui uma sugestão de implementação para o Google!

publicidade

-> Saiba tudo sobre o Google Maps: história, principais recursos e mais!

2. Lembrar onde você estacionou o carro

Muitas vezes é mais difícil lembrar onde estacionamos o carro do que encontrar aquela vaga no estacionamento do shopping ou aeroporto. Mas o Google Maps tem uma ferramenta simples para gerenciar isso. Depois de estacionar, abra o Maps e o ponto azul mostrará sua posição atual. Toque no ponto e selecione Salvar seu estacionamento nas opções.

publicidade

Reprodução

Pronto! Sua posição fica salva com um alfinete vermelho. Se quiser, toque nesse ícone para adicionar mais informações. Você pode digitar qualquer observação sobre o local e também informar um timer que vai lhe enviar uma notificação quando necessário. Isso é bem útil quando estacionamos em Zona Azul, por exemplo. Quando você estiver pronto para voltar ao seu carro, basta abrir o aplicativo e tocar em “Direções” na parte inferior da tela.

publicidade

3. Verifique o horário do seu transporte público

O Google Maps tem uma integração muito boa com vários serviços de transporte público, em vários países do mundo. E é muito útil usar esta ferramenta, principalmente, quando estamos viajando. E também é bastante simples: toque no ícone de uma parada de ônibus, estação de trem ou estação de metrô no mapa, e você verá todas as informações de horários para esse local. Isso evita a instalação de aplicativos separados para cada empresa de transporte público que você usa regularmente.

Reprodução

E melhor ainda: toque em uma das rotas de ônibus ou trem para ver todas as paradas da linha e também onde está o próximo ônibus em tempo real. Acredite: funciona mesmo! Muito útil para saber se você precisa sair correndo de casa para não perder a “carona”.

4. Reserve um quarto de hotel

O Google Maps tem uma ferramenta para nos tirar do apuro de reservar um quarto de hotel de última hora, principalmente se estamos no meio da estrada ou de uma cidade que não conhecemos. Para usar o recurso, aumente o zoom no mapa e você verá ícones de todos os hotéis próximos na tela. Toque em um deles e toque no nome na parte inferior da tela para ver mais informações.

Reprodução

Entre as opções está um painel chamado “Verificar disponibilidade”, que permite inserir datas e ver os preços correspondentes para essas datas em vários sites de hotéis. Observados quartos livres, clique para reservar um deles em um desses sites.Esse recurso é, na verdade, um anúncio, e realmente é rotulado como tal. Mas é um ótimo exemplo de como os anúncios em aplicativos podem ser úteis e discretos quando são bem implementados.

5. Obtenha mais informações sobre qualquer coisa

Assim como os itens essenciais, como número de telefone, endereço e informações de acessibilidade de um hotel, os detalhes geralmente são adaptados ao propósito desse local. Assim, um estádio pode dar detalhes para o próximo jogo que será jogado lá, um restaurante terá indicações para o cardápio ou um serviço de reservas de mesa, e um local turístico mostrará quanto tempo as pessoas passam lá, e quando é melhor momento para evitar as multidões.

Reprodução

Para acessar todos esses dados, basta clicar em cima do ponto com o nome do estabelecimento. Uma pequena tela aparecerá na sua frente e basta arrastá-la para baixo.Dessa forma, você visualizará todas essas informações, bem como as avaliações dos usuários que já passaram por lá, fotos, site, entre outros dados. 

Na quarta-feira (16/10), mostraremos mais dicas dos recursos camuflados do Maps. Aguarde!