A Palm foi uma das grandes marcas de celular do começo dos anos 2000 e uma das precursoras dos smartphones da era pré-iPhone. A marca hoje pertence a uma startup dos Estados Unidos que está lançando agora seu primeiro dispositivo.

O novo Palm não tem nada a ver com os antigos aparelhos da marca além do nome. Ele é um mini smartphone feito para acompanhar seu celular principal como uma maneira de reduzir distrações e fazer apenas o necessário, embora seja capaz de fazer de tudo.

Este novo Palm vai ser vendido nos EUA somente pela operadora Verizon e apenas para quem já tem um celular com o chip da mesma operadora. Ele compartilha o número do telefone principal do usuário, mas funciona como um smartphone completo se necessário.

Reprodução

publicidade

(Novo Palm ao lado de um Google Pixel 3. Fotos: The Verge)

Ele vem com Android 8.1 Oreo, tem acesso ao Google Play e roda qualquer aplicativo criado para o sistema. Ou seja, apesar de pequeno, ele não é um feature phone, um aparelho básico que só faz ligações, mas faz tudo o que um smartphone pode fazer.

A tela LCD possui apenas 3,3 polegadas, e é pequena assim justamente para tornar desconfortável o uso excessivo. Ele vem com apenas um botão, de ligar e desligar o display, mas que também pode convocar o Google Assistente se mantido pressionado.

O Palm não possui entrada para fones de ouvido nem leitor de impressões digitais. Ele tem apenas uma porta USB-C e vem com certificação IP68 contra água e poeira. A bateria, por sua vez, é de 800 mAh, que a fabricante diz ser suficiente para uma tela tão pequena.

Além disso, o Palm vem com um processador básico da Qualcomm, o Snapdragon 435, e 3 GB de RAM com 32 GB de espaço interno. Há uma câmera traseira de 12 MP e uma frontal de 8 MP carregada com um sistema proprietário de reconhecimento facial para desbloqueio.

Para reforçar a ideia de um “telefone para o seu telefone”, o Palm vem com o chamado Modo Vida. Com este recurso ativado, o celular bloqueia ligações, mensagens e qualquer tipo de notificação, além de também ativar o modo de economia de energia.

O aparelho começa a ser vendido nos EUA em novembro por US$ 350, segundo informações do The Verge.