No ultimo dia 11 de outubro, a Samsung apresentou o Galaxy A9 (2018) ao mercado. E o grande difrencial do smartphone é trazer nada menos do que cinco câmeras: uma frontal e quatro traseiras. A frontal é bem comum, mas para que 4 câmeras principais? É o que vamos desvendar aqui.

Galaxy A9 (2018) – Características das 4 câmeras

A câmera principal é de 24 MP e usa uma abertura de f/1.7. Ela é a responsável por tirar fotos com melhor definição e também obter ótimos resultados mesmo quando o ambiente estiver com baixa luminosidade. A segunda câmera usa uma lente grandeangular (8 MP, abertura de f / 2,4 e ângulo de 120°) e é projetada para fotos em paisagem.

A terceira lente é do tipo teleobjetiva e tem zoom óptico de 2x, o que auxilia a aumentar a profundidade de campo, obtendo o famoso efeito bokeh, em que um objeto ou pessoa ficam focados e o fundo fica desfocado. Ela traz resolução de 5 MP, abertura de f/2.2 e live blur, que pode ser controlado em tempo real. Finalmente, a quarta câmera auxilia a aumentar a profundidade de campo, aperfeiçoando o efeito bokeh. Ela traz resolução de 5 MP, abertura de f/2.2 e live blur, que pode ser controlado em tempo real.

Reprodução

publicidade

O que isso tudo afeta no resultado final das fotos

O fato é que aparelhos com duas câmeras traseiras já conseguem ótimas fotos, tanto em nitidez, em ambientes com pouca luz e mesmo o efeito Bokeh.

Mas alguns itens chamam a atenção no conjunto de câmeras do Galaxy A9. A alta resolução da câmera principal realmente funciona para fotos nítidas. Mas sabemos também que a quantidade de megapixels não é tudo, ainda que isso ajude no sensor na qualidade. Afinal ele consegue capturar mais detalhes no pouco espaço que um sensor de fotos de uma câmera de smartpthone tem. E ter uma câmera somente para isso em um aparelho de desempenho intermediário realmente eleva o nível dessa categoria.

O destaque da segunda câmera fica por conta do Zoom óptico. A maioria dos aparelhos, principalmente intermediários, usam zoom digital, que reduz a qualidade da ampliação porque o software é quem cuida de ampliar os pixels, o que causa resultados serrilhados nas bordas dos objetos da foto.

Já o zoom óptico utiliza um sistema de lentes, o qual obtém um resultado real de ampliação.Mas, no final, seria realmente um grande passo a frente? Sem fazer um review, seria injusto responder a essa questão agora. Mas levando em conta que o Galaxy A9 é um intermediário, ele acaba trazendo um diferencial nessa categoria.

E apesar do desempenho intermediário, o A9 também se destaca por trazer armazenamento de 128 GB e 6 GB de memória RAM. Suas vendas começam em novembro em alguns países da Europa, mas ainda não foi anunciado quando ele chega em outros países. Portanto, nos resta aguardar para ver do que realmente ele é capaz e também quanto vai custar.