O recurso polêmico que prejudica o desempenho de iPhones está de volta: apesar da Apple ter dito que os modelos lançados no ano passado não precisavam escolher entre potência e bateria, a atualização do iOS 12.1 adicionou o “gerenciamento de desempenho” aos iPhones 8, 8 Plus e X.

O recurso de gerenciamento de desempenho foi introduzido no iOS pela Apple neste ano. A empresa foi duramente criticada no ano passado ao admitir que reduzia o desempenho de iPhones quando a bateria mostrava sinais de desgaste. A medida visava proteger a bateria do aparelho e permitir que o dispositivo aguentasse mais tempo longe da tomada – o corte na performance reduzia também o consumo de energia.

publicidade

Por causa disso, a Apple deu a opção a usuários de escolher entre ter potência máxima, mas com alto consumo de bateria; ou então autonomia de bateria maior, mas com menos potência.

Ao ser questionada sobre o fato pelo Senado dos Estados Unidos, a Apple disse que, devido a uma mudança de design de hardware nos modelos mais recentes, o iPhone 8 e o X não sofreriam com isso. A página de suporte da empresa mesmo mencionava que o gerenciamento de energia não era necessário para os aparelhos do ano passado.

publicidade

Agora, no entanto, com a chegada do iOS 12.1, o gerenciamento de energia foi adicionado aos iPhones de 2017, e a página de suporte foi alterada. Agora, segundo a Apple, a queda de desempenho é menos perceptível nos novos iPhones, embora ainda exista.

“A partir do iOS 12.1, o iPhone 8, iPhone 8 Plus e iPhone X vão incluir esse recurso, mas o gerenciamento de desempenho pode ser menos notável devido ao design de hardware e software mais avançados”, diz a empresa.

publicidade

Como os iPhones são relativamente novos – normalmente os problemas de bateria começam com mais de um ano de uso – é difícil saber se de fato o corte de potência é menos perceptível, nem se a degradação da bateria é mais lenta do que em outros modelos. De qualquer forma, o problema continua existindo, e a Apple já se adiantou para oferecer uma opção aos usuários antes de começarem relatos de iPhones X consideravelmente mais lentos do que outros.