Ao utilizar o smartphone por alguns minutos que sejam, não é incomum ver a carga da bateria descer drasticamente. O Android, por sua vez, traz alguns recursos que até tentam contornar este problema, mas eles nem sempre são o suficiente para um resultado eficaz.
Já na Google Play, a loja oficial do Android, existem alguns apps que contam com recursos extras para ajudar na duração da bateria. A seguir, veja como fazer a bateria do seu celular com Android durar mais:
A primeira opção desta lista se trata de um programa que desativa alguns recursos que consomem a bateria do celular enquanto ele não está em uso, ou seja, quando ele está ligado e com a tela bloqueada. Nestas situações, apesar de você não estar utilizando o celular, os aplicativos que estão instalados nele ainda consomem recursos como Wi-Fi, notificações e outras rotinas.
O Deep Sleep Battery Saver, no entanto, permite criar planos diferentes para amenizar este cenário. Assim, ele faz o celular “acordar” apenas em determinados momentos para que os aplicativos rodem apenas uma vez e não a todo instante. A seguir, veja como configurá-lo:
Este segundo aplicativo da lista tem uma função parecida com a alternativa anterior, mas ele consegue ir um pouco além e consegue fazer com que processos que estão rodando em segundo plano tenham a sua execução interrompida. Desta forma, além de ter um ganho na autonomia da bateria, a performance do celular também é melhorada.
Diferente da opção anterior, o Greenify requer algumas configurações extras para que ele trabalhe da melhor forma. Confira abaixo, como configurá-lo:
Na tela de opções do Greenify, ainda é interessante habilitar algumas funções extras como a opção para hibernação automática.
Assim como o nome do programa sugere, ele é específico para os celulares com telas que tem a tecnologia AMOLED. Nelas, o simples fato de desabilitar alguns pixels deixando-os na cor preta, permite salvar uma boa quantidade de energia da carga da bateria.
A seguir, veja como é feita a configuração deste programa em um simples passo:
Apesar da solução ser prática, pode ser que o Pixel Battery Saver atrapalhe em alguns aplicativos, para isto, em sua parte de “Configurações” é possível definir aplicativos que não serão afetados por ele. Por fim, na sua tela inicial, também é possível habilitar a opção “Start on boot” para que o celular já inicie com as configurações do programa.
Esta post foi modificado pela última vez em 5 de novembro de 2018 14:45