Como a tecnologia pode humanizar o atendimento?

Segundo levantamento, a maioria dos brasileiros prefere ficar preso no trânsito ao entrar em contato com um SAC.
Redação12/11/2018 14h54, atualizada em 12/11/2018 17h00
20111111044739
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Siga o Olhar Digital no Google Discover

Quem nunca teve uma má experiência ao entrar em contato com uma central de atendimento? Segundo levantamento feito pela Zendesk, em parceria com o grupo Opinium, a maioria dos brasileiros prefere ficar preso no trânsito ao entrar em contato com um SAC. Mas por que as empresas não melhoram este serviço? Uma das razões é porque elas ainda veem a área de atendimento como centro de custo – e não de lucro -, utilizando muitas vezes tecnologias e práticas de atendimento desatualizadas e focadas somente na redução de custos ao invés da experiência do cliente.

Ofertas

Material Dourado Com 74 Peças Pais & Filhos Dourado
Vendido por Amazon
Material Dourado Com 74 Peças Pais & Filhos Dourado
De: R$ 11,85
Por: R$ 8,28
Ar-Condicionado Split HW Elgin Eco Inverter II Wi-Fi 12.000 BTUs R-32 Quente/Frio 220V
Vendido por Amazon
Ar-Condicionado Split HW Elgin Eco Inverter II Wi-Fi 12.000 BTUs R-32 Quente/Frio 220V
De: R$ 2.499,00
Por: R$ 1.998,89
Freezer Vertical Consul 231 Litros - CVU26FB 110V
Vendido por Amazon
Freezer Vertical Consul 231 Litros - CVU26FB 110V
De: R$ 3.279,35
Por: R$ 2.498,89
WAP Ventilador de Torre AIR SILENCE com 4 Ní­veis de Velocidade, Time de até 15 Horas e Desligamento Automático 127V
Vendido por Amazon
WAP Ventilador de Torre AIR SILENCE com 4 Ní­veis de Velocidade, Time de até 15 Horas e Desligamento Automático 127V
De: R$ 599,90
Por: R$ 491,92
MONDIAL Ventilador de Mesa 40cm Super Power, Branco/Azul, 140W, 110V - VSP-40-W
Vendido por Amazon
MONDIAL Ventilador de Mesa 40cm Super Power, Branco/Azul, 140W, 110V - VSP-40-W
De: R$ 189,90
Por: R$ 129,90
Climatizador de Ar Digital Midea 127V 60Hz
Vendido por Amazon
Climatizador de Ar Digital Midea 127V 60Hz
De: R$ 529,99
Por: R$ 412,69
Monitor Gamer IPS 24 Polegadas, Full HD, 180Hz, 1ms, HDR400, G-SYNC, 250cd/m², Alto-falantes embutidos, Entradas HDMI/DisplayPort/USB/3.5mm
Vendido por Amazon
Monitor Gamer IPS 24 Polegadas, Full HD, 180Hz, 1ms, HDR400, G-SYNC, 250cd/m², Alto-falantes embutidos, Entradas HDMI/DisplayPort/USB/3.5mm
De: R$ 799,00
Por: R$ 593,00
Câmera Digital EOS, Canon, Preto, 23 x 14 x 17 cm
Vendido por Amazon
Câmera Digital EOS, Canon, Preto, 23 x 14 x 17 cm
De: R$ 3.799,00
Por: R$ 3.598,94
Câmera digital, vídeo de 5k, câmera de 75 megapixels, transmissão Wi-Fi, foco automático, zoom digital de 18x, tela giratória de 180 graus, cartão SD de 32G,câmera compacta,vlog,fotográfica
Vendido por Amazon
Câmera digital, vídeo de 5k, câmera de 75 megapixels, transmissão Wi-Fi, foco automático, zoom digital de 18x, tela giratória de 180 graus, cartão SD de 32G,câmera compacta,vlog,fotográfica
De: R$ 699,00
Por: R$ 499,00
PlayStation DualSense Controle sem fio – Branco
Vendido por Amazon
PlayStation DualSense Controle sem fio – Branco
De: R$ 499,90
Por: R$ 369,00
Robô Aspirador Liectroux XR500 Pro 3 em 1 Aspira Varre Passa Pano Com Aplicativo Compatível Com Alexa e Google Mapeamento Inteligente Salva os Mapas Bivolt
Vendido por Amazon
Robô Aspirador Liectroux XR500 Pro 3 em 1 Aspira Varre Passa Pano Com Aplicativo Compatível Com Alexa e Google Mapeamento Inteligente Salva os Mapas Bivolt
De: R$ 2.489,00
Por: R$ 1.616,02
MONDIAL Ventilador de Parede 40cm Super Turbo 8 Pás, Preto/Prata, 140W, 110V - VTX-40P-8P
Vendido por Amazon
MONDIAL Ventilador de Parede 40cm Super Turbo 8 Pás, Preto/Prata, 140W, 110V - VTX-40P-8P
De: R$ 259,90
Por: R$ 179,90
Notebook ASUS Vivobook 15 X1504VA Intel Core i5 1334U 8GB Ram 512GB SSD Windows 11 Tela 15,6" FHD Silver - NJ1740W
Vendido por Amazon
Notebook ASUS Vivobook 15 X1504VA Intel Core i5 1334U 8GB Ram 512GB SSD Windows 11 Tela 15,6" FHD Silver - NJ1740W
De: R$ 3.599,00
Por: R$ 2.759,00
Fritadeira Sem Óleo Air Fryer Eos Chef Gourmet 6.2 Litros Compacta Digital Vermelho Eaf60v 110v
Vendido por Amazon
Fritadeira Sem Óleo Air Fryer Eos Chef Gourmet 6.2 Litros Compacta Digital Vermelho Eaf60v 110v
De: R$ 299,90
Por: R$ 199,00
soundcore P20i da Anker Fone de Ouvido Sem Fio, Drivers de 10mm, Graves Potentes, Bluetooth 5.3, 30H de Bateria, Resistência à Água, 2 Microfones IA, App Personalizável
Vendido por Amazon
soundcore P20i da Anker Fone de Ouvido Sem Fio, Drivers de 10mm, Graves Potentes, Bluetooth 5.3, 30H de Bateria, Resistência à Água, 2 Microfones IA, App Personalizável
De: R$ 249,00
Por: R$ 166,19
Philips Walita Preta Fritadeira Airfryer Essential XL Digital, 6.2L de capacidade, Garantia internacional de dois anos, 110V, 2000W (RI9270/90)
Vendido por Amazon
Philips Walita Preta Fritadeira Airfryer Essential XL Digital, 6.2L de capacidade, Garantia internacional de dois anos, 110V, 2000W (RI9270/90)
De: R$ 899,90
Por: R$ 399,00
WAP Umidificador de Ar AIR FLOW com Luminária e Difusor de Aromas, 4 Litros, Autonomia de até 12 horas, 20W Bivolt
Vendido por Amazon
WAP Umidificador de Ar AIR FLOW com Luminária e Difusor de Aromas, 4 Litros, Autonomia de até 12 horas, 20W Bivolt
De: R$ 229,90
Por: R$ 132,00
CAMERA INSTAX MINI 12 ROSA GLOSS
Vendido por Amazon
CAMERA INSTAX MINI 12 ROSA GLOSS
De: R$ 649,00
Por: R$ 505,00

Ainda segundo a mesma pesquisa divulgada neste semestre, 40% das pessoas se sentem incomodadas com o atendimento robótico praticado pela tecnologia sendo usada e também, por incrível que pareça, pelos próprios agentes de atendimento. Isto leva a uma má experiência para os clientes no contato com as empresas, gerando insatisfação e diminuindo as chances de recompra. Os sistemas de autoatendimento utilizados atualmente por muitas empresas possuem regras de programação e processos de aprendizagem manuais, que são ainda propensos a muitas falhas. Ao invés de melhorar o atendimento, este tipo de tecnologia gera um sentimento de frustração e uma experiência ruim, o que pode resultar em perdas para as companhias.

Apesar deste cenário, é importante entender que as tecnologias não são as vilãs do atendimento ao cliente, muito pelo contrário, as novas ferramentas existem para aprimorar os processos, mas é preciso utilizá-las de forma correta. O uso de tecnologias como Deep Learning, Machine Learning e NPL (Natural Processing Language – ou Processamento de Linguagem Natural), por exemplo, são mais eficazes nas práticas de atendimento uma vez que são capazes de entender o contexto da conversa e o sentimento do cliente. Elas armazenam e processam dados de forma mais rápida e eficaz, sendo capazes de reproduzir uma conversa natural com os consumidores.

Essas inovações melhoram a experiência, principalmente no momento de resolver problemas simples e recorrentes. Isto acontece porque estas plataformas de inteligência artificial conseguem processar e armazenar dados muito mais rápido do que a mente humana. Dessa forma, sobra mais tempo para capacitação dos agentes de atendimento, que podem focar o seu trabalho na resolução de problemas mais complexos, que vão além do cumprimento de protocolos.

Ainda por meio da inteligência artificial conseguimos romper com a sensação de robotização dos serviços de atendimento ao cliente. Essa tecnologia é capaz de entender as tendências comportamentais do consumidor, resolver problemas e, quando necessário, redirecionar a conversa para um humano de forma quase imperceptível. Dessa forma a interação fica mais fluida e personalizada, o que melhora a experiência dos clientes deixando-os cada vez mais satisfeitos.

Redator(a)

Redação é redator(a) no Olhar Digital