O Instagram finalmente começou a liberar o contador de atividades para os usuários do Android e iPhone. Anunciado em agosto, o recurso permite acompanhar o tempo gasto na rede social e definir limites. A liberação, contudo, está acontecendo em fases e pode demorar algum tempo até chegar a todos os perfis.

De acordo com a publicação do The Verge, a função “Sua atividade” pode ser encontrada no menu sanduíche presente na aba de perfil do usuário. Ao abri-la, o Instagram mostrará a evolução do tempo gasto no aplicativo ao longo da semana e uma média de minutos (ou horas) em que a pessoa ficou rolando seu feed, conversando, entre outras coisas. O recurso lembra bastante a proposta do “Bem Estar Digital” do Android 9.0 (Pie) e o “Tempo de uso” do iOS 12.

Caso considere que o seu uso elevado, o usuário pode utilizar ferramentas dentro do próprio aplicativo do Instagram. O primeiro seria um limite diário utilização, que mostra um alarme sempre que os minutos ou horas configurados são atingidos. Já o segundo diz respeito às notificações do app, que podem ser desligadas momentaneamente para ajudar na concentração.

ReproduçãoPor enquanto, o Instagram ainda não se pronunciou sobre quais regiões estão recebendo a nova ferramenta. No entanto, é provável que a rede social faça a liberação dos recursos aos poucos. Além do aplicativos de fotos, o Facebook também deve ganhar uma ferramenta similar, mas ainda não há previsão para que isso ocorra.

publicidade