A marca francesa La Roche-Posay, que pertence à Divisão Cosmética da L’Oreal, anunciou um dispositivo wearable que mede sua exposição à radiação ultravioleta e que pode danificar seriamente sua pele e seus olhos e, potencialmente, causar câncer de pele.

Trata-se de um sensor chamado de UV My Skin Track e foi projetado para prender-se à sua roupa (como um pequeno microfone de lapela). Como ele funciona por NFC em vez de Bluetooth para transmitir seus dados, o gadget não precisa de bateria para funcionar.

Reprodução

O sensor da L’Oréal, claro, não resolve o problema da radiação UV. Para isso o protetor solar ainda é imbatível. No entanto, ele tem o potencial de educar as pessoas sobre a frequência com que estão sendo expostas aos raios solares. Pode parecer preciosismo, mas como os raios UV podem penetrar através de vidros e até mesmo quando há nuvens, estamos expostos a eles mais tempo do que pensamos.

publicidade

O sensor custará US$ 59,95 e está disponível nos EUA exclusivamente nas lojas da Apple e em seu site, já que ele conversará com os smartwatches da marca. O aplicativo complementar que capta os dados do sensor está disponível para iOS e Android.