De acordo com a consultoria Gartner, até 2020, a Inteligência Artificial (AI) conversacional será uma experiência de usuário usada por mais de 50% das grandes empresas com foco no consumidor. A Microsoft sabe disso, tanto é que acaba de adquirir a XOXCO Inc., fabricante de softwares de desenvolvimento de bots e IA.

A XOXCO é uma empresa norte-americana, fundada em 2008, e desde 2013 trabalha com IA de conversação. Entre os seus produtos mais populares está o Howdy.ai, basicamente o primeiro bot comercialmente disponível para o Slack e que ajuda a fazer o agendamento de reuniões.

publicidade

O anúncio da aquisição foi feito por Lili Cheng, Vice-Presidente Corporativa de IA de Conversação da Microsoft. Isso significa que a intenção da gigante de informática é avançar ainda mais na área de serviços de AI e, muito provavelmente, ser a pedra no sapato da Google.

Durante os últimos seis meses, a Microsoft comprou uma série de empresas de desenvolvimento de IA. Companhias como a Semantic Machines, a Bonsai, a Lobe já estão sob o guarda-chuvas da empresa.

publicidade

Com a compra da XOXCO, a Microsoft dá sinais claros de que vai reposicionar a Cortana, seu assistente digital pessoal, como um assessor de produtividade em vez de mais um assistente autônomo.

A Microsoft também está transferindo uma série de tecnologias de tradução de seus laboratórios para produtos comerciais. A empresa vai disponibilizar uma prévia no Azure Cognitive Services, um sistema de síntese de texto para fala neural que gera vozes digitais a partir de textos. Essa tecnologia pode ser usada para tornar as interações com chatbots e assistentes virtuais mais naturais.

publicidade

Ao que tudo indica, a linguagem natural se tornará a nova interface do usuário. Você está preparado para isso?

Fonte: Microsoft