Machine Learning: a tecnologia que mais quebra barreiras para o varejo

O volume de dados do Big Data e a nova dinâmica imediatista e personalizada do consumidor digital passaram a exigir respostas mais velozes.
Por Redação, editado por Eduardo Nuvens 19/11/2018 13h01, atualizada em 18/08/2021 19h40
20150518123029
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Siga o Olhar Digital no Google Discover

O uso inteligente de dados por computadores está tão presente no dia a dia que se tornou imperceptível. Para as empresas, passou a ser uma forma de identificar tendências no comportamento e nas preferências de cada pessoa. Contudo, o grande volume de dados do Big Data – até 2020, devem circular mais de 40 trilhões de gigabytes de dados pelo mundo – e a nova dinâmica imediatista e personalizada do consumidor digital passou a exigir processamentos e respostas mais velozes, ultrapassando a eficiência do controle humano sobre os dados. E se os computadores aprendessem sozinhos a entender e prever esse comportamento?

Ofertas

Material Dourado Com 74 Peças Pais & Filhos Dourado
Vendido por Amazon
Material Dourado Com 74 Peças Pais & Filhos Dourado
De: R$ 11,85
Por: R$ 8,28
Ar-Condicionado Split HW Elgin Eco Inverter II Wi-Fi 12.000 BTUs R-32 Quente/Frio 220V
Vendido por Amazon
Ar-Condicionado Split HW Elgin Eco Inverter II Wi-Fi 12.000 BTUs R-32 Quente/Frio 220V
De: R$ 2.499,00
Por: R$ 1.998,89
Freezer Vertical Consul 231 Litros - CVU26FB 110V
Vendido por Amazon
Freezer Vertical Consul 231 Litros - CVU26FB 110V
De: R$ 3.279,35
Por: R$ 2.498,89
WAP Ventilador de Torre AIR SILENCE com 4 Ní­veis de Velocidade, Time de até 15 Horas e Desligamento Automático 127V
Vendido por Amazon
WAP Ventilador de Torre AIR SILENCE com 4 Ní­veis de Velocidade, Time de até 15 Horas e Desligamento Automático 127V
De: R$ 599,90
Por: R$ 491,92
MONDIAL Ventilador de Mesa 40cm Super Power, Branco/Azul, 140W, 110V - VSP-40-W
Vendido por Amazon
MONDIAL Ventilador de Mesa 40cm Super Power, Branco/Azul, 140W, 110V - VSP-40-W
De: R$ 189,90
Por: R$ 129,90
Climatizador de Ar Digital Midea 127V 60Hz
Vendido por Amazon
Climatizador de Ar Digital Midea 127V 60Hz
De: R$ 529,99
Por: R$ 412,69
Monitor Gamer IPS 24 Polegadas, Full HD, 180Hz, 1ms, HDR400, G-SYNC, 250cd/m², Alto-falantes embutidos, Entradas HDMI/DisplayPort/USB/3.5mm
Vendido por Amazon
Monitor Gamer IPS 24 Polegadas, Full HD, 180Hz, 1ms, HDR400, G-SYNC, 250cd/m², Alto-falantes embutidos, Entradas HDMI/DisplayPort/USB/3.5mm
De: R$ 799,00
Por: R$ 593,00
Câmera Digital EOS, Canon, Preto, 23 x 14 x 17 cm
Vendido por Amazon
Câmera Digital EOS, Canon, Preto, 23 x 14 x 17 cm
De: R$ 3.799,00
Por: R$ 3.598,94
Câmera digital, vídeo de 5k, câmera de 75 megapixels, transmissão Wi-Fi, foco automático, zoom digital de 18x, tela giratória de 180 graus, cartão SD de 32G,câmera compacta,vlog,fotográfica
Vendido por Amazon
Câmera digital, vídeo de 5k, câmera de 75 megapixels, transmissão Wi-Fi, foco automático, zoom digital de 18x, tela giratória de 180 graus, cartão SD de 32G,câmera compacta,vlog,fotográfica
De: R$ 699,00
Por: R$ 499,00
PlayStation DualSense Controle sem fio – Branco
Vendido por Amazon
PlayStation DualSense Controle sem fio – Branco
De: R$ 499,90
Por: R$ 369,00
Robô Aspirador Liectroux XR500 Pro 3 em 1 Aspira Varre Passa Pano Com Aplicativo Compatível Com Alexa e Google Mapeamento Inteligente Salva os Mapas Bivolt
Vendido por Amazon
Robô Aspirador Liectroux XR500 Pro 3 em 1 Aspira Varre Passa Pano Com Aplicativo Compatível Com Alexa e Google Mapeamento Inteligente Salva os Mapas Bivolt
De: R$ 2.489,00
Por: R$ 1.616,02
MONDIAL Ventilador de Parede 40cm Super Turbo 8 Pás, Preto/Prata, 140W, 110V - VTX-40P-8P
Vendido por Amazon
MONDIAL Ventilador de Parede 40cm Super Turbo 8 Pás, Preto/Prata, 140W, 110V - VTX-40P-8P
De: R$ 259,90
Por: R$ 179,90
Notebook ASUS Vivobook 15 X1504VA Intel Core i5 1334U 8GB Ram 512GB SSD Windows 11 Tela 15,6" FHD Silver - NJ1740W
Vendido por Amazon
Notebook ASUS Vivobook 15 X1504VA Intel Core i5 1334U 8GB Ram 512GB SSD Windows 11 Tela 15,6" FHD Silver - NJ1740W
De: R$ 3.599,00
Por: R$ 2.759,00
Fritadeira Sem Óleo Air Fryer Eos Chef Gourmet 6.2 Litros Compacta Digital Vermelho Eaf60v 110v
Vendido por Amazon
Fritadeira Sem Óleo Air Fryer Eos Chef Gourmet 6.2 Litros Compacta Digital Vermelho Eaf60v 110v
De: R$ 299,90
Por: R$ 199,00
soundcore P20i da Anker Fone de Ouvido Sem Fio, Drivers de 10mm, Graves Potentes, Bluetooth 5.3, 30H de Bateria, Resistência à Água, 2 Microfones IA, App Personalizável
Vendido por Amazon
soundcore P20i da Anker Fone de Ouvido Sem Fio, Drivers de 10mm, Graves Potentes, Bluetooth 5.3, 30H de Bateria, Resistência à Água, 2 Microfones IA, App Personalizável
De: R$ 249,00
Por: R$ 166,19
Philips Walita Preta Fritadeira Airfryer Essential XL Digital, 6.2L de capacidade, Garantia internacional de dois anos, 110V, 2000W (RI9270/90)
Vendido por Amazon
Philips Walita Preta Fritadeira Airfryer Essential XL Digital, 6.2L de capacidade, Garantia internacional de dois anos, 110V, 2000W (RI9270/90)
De: R$ 899,90
Por: R$ 399,00
WAP Umidificador de Ar AIR FLOW com Luminária e Difusor de Aromas, 4 Litros, Autonomia de até 12 horas, 20W Bivolt
Vendido por Amazon
WAP Umidificador de Ar AIR FLOW com Luminária e Difusor de Aromas, 4 Litros, Autonomia de até 12 horas, 20W Bivolt
De: R$ 229,90
Por: R$ 132,00
CAMERA INSTAX MINI 12 ROSA GLOSS
Vendido por Amazon
CAMERA INSTAX MINI 12 ROSA GLOSS
De: R$ 649,00
Por: R$ 505,00

Foi a partir dessa necessidade e dos avanços tecnológicos da última década que o machine learning, ou aprendizado de máquina, passou a fazer parte do nosso cotidiano. Quando pedimos um Uber pela manhã e o aplicativo já sugere o endereço do escritório, por exemplo, é porque ele aprendeu que as corridas nesse horário costumam ser para esse endereço específico. Ou quando um ecommerce como a Dafiti sugere roupas que você costuma comprar ou que pesquisou recentemente na plataforma deles.

O machine learning também pode fornecer insights sobre quais itens são mais rentáveis e em quais novos produtos é possível investir com maior certeza de retorno. A tecnologia é bastante adaptável e pode ser usada, entre outras aplicações, para otimizar produtividade da equipe, prever pico de vendas e melhorar processos internos de back office. No entanto, é na experiência de pagamentos que podemos encontrar alguns dos resultados mais eficazes do aprendizado baseado em inteligência de dados.

O machine learning na experiência de compras

No ecommerce, um dos maiores desafios enfrentados pelo varejista é o abandono do carrinho de compras – especialmente quando ocorre na página de pagamento -, o que corresponde a 46% das desistências, segundo a Business Insider. O prejuízo é grande e já acumula US$ 4 trilhões em vendas perdidas ao ano.

Um importante aliado para combater esse fenômeno é entender em qual parte do processo de compra o abandono de carrinho ocorre, momento em que o machine learning pode ajudar a otimizar a operação. Entender se o seu consumidor está abandonando a compra no momento de escolha do método de pagamento ou durante a autenticação dele como consumidor legítimo ou fraudador, por exemplo, permite focar esforços em corrigir um ponto específico, até mesmo em tempo real. Mudanças simples no processo de pagamento para adaptar às especificidades dos clientes podem gerar aumentos significativos na receita de um lojista.

Um estudo da Adyen realizado entre 2016 e 2017 com mais de 300 milhões de transações revelou que fatores como região, dia do mês, hora do dia e até o tipo de cartão impactam significativamente nas taxas de sucesso das transações.

Buscou-se entender como o machine learning pode ajudar no aumento de transações aprovadas de serviços recorrentes (cobranças automáticas feitas em serviços por assinatura). Para cartões brasileiros, o melhor momento de cobranças é no intervalo entre os dias 14 e 23 do mês, sendo o dia 16 o mais seguro. Também é possível perceber que a melhor estratégia para transações que falham devido a motivos não técnicos, como saldo insuficiente, é tentar em intervalos maiores após a data em que os assinantes recebem seus salários. Feita de maneira inteligente com o aprendizado de máquina, a retentativa pode ser mais precisa uma vez que o uso excessivo desse recurso pode impactar de maneira negativa as taxas de autorização. Essa aplicação ajuda o varejista a aumentar a conversão e oferece uma melhor experiência de compra para o cliente, que não tem o serviço interrompido.

Outra possibilidade de aplicar essa tecnologia ao momento da compra é para reforçar a segurança contra fraudes. O uso inteligente de dados possibilita reconhecer os hábitos de compra do consumidor, analisar seu comportamento e diferenciá-lo daquele do fraudador.

Ferramentas como o ShopperDNA (“DNA do Comprador”) traçam um perfil do usuário de cada transação realizada no ecommerce. São identificados diferentes aspectos, como dispositivo usado na compra, número do cartão, telefone, email e qualquer outro campo de cadastro disponível no ciclo de compras. Caso o pagamento apresente traços diferentes daqueles que o consumidor geralmente utiliza, o sistema bloqueia a tentativa de fraude.

Fraudadores costumam utilizar diversos cartões e trocar frequentemente entre dispositivos e dados cadastrais, mas eles repetem padrões e deixam rastros. O machine learning permite reconhecer indícios como esses para identificar os fraudadores com mais eficácia.

Entre aplicações técnicas e de geração de negócios, muitas outras funcionalidades e serviços podem ser aprimorados pela automação e pelo aprendizado de máquina. Mas esse é apenas o começo: as empresas têm investido com robustez para se encaixar nessas novas expectativas do consumidor. Somente em 2017 foram gastos US$ 150,8 bilhões em inteligência de dados, um aumento de 12,4% no ano, segundo dados da IDC. Outra instituição renomada, o Gartner, prevê que machine learning deve liderar a disrupção nos próximos 10 anos no setor de varejo.

Muito avançou desde que o machine learning foi criado no Massachusetts Institute of Technology em 1959. Mas a sua relevância no mercado permanece a mesma. Para sair na frente, quem ainda não investe em tecnologia e capacitação de analistas de dados, deve agir até 2020. Ter competitividade em um cenário em que a experiência de compra se torna cada vez mais customizada depende de ter as ferramentas e conhecimento necessário para encontrar possibilidades de aplicação do aprendizado automatizado criativas e disruptivas.

Redator(a)

Redação é redator(a) no Olhar Digital

Colaboração para o Olhar Digital

Eduardo Nuvens é colaboração para o olhar digital no Olhar Digital