Seja em algum lugar movimentado ou até mesmo em sua casa, ao utilizar o Facebook, você já deve ter perdido a noção de quanto tempo foi passado nele. Como uma forma de amenizar o tempo gasto dentro da rede social, o próprio Facebook tem implementado meios de fazer com que seus usuários deixem o aplicativo de celular de lado, ao menos por um tempo.

O recurso que chega agora no Facebook dentro dos aplicativos de Android e iPhone, foi lançado primeiramente no Instagram e compartilha muitas similaridades no seu funcionamento. A seguir, confira como utilizar o recurso implementado pelo próprio Facebook para controlar melhor o tempo que você passa dentro da rede social:

Verificando o tempo que você passou na rede social

  1. Abra o aplicativo do Facebook e toque no ícone representado por “Três linhas”;

    Reprodução

  2. Deslize a tela para baixo e expanda o menu de “Configurações e privacidade”;

    Reprodução

  3. Entre em “Seu tempo no Facebook” e, na parte superior, você verá o tempo que foi gasto na rede social.

    Reprodução

Nesta tela, o Facebook exibe os dados referentes aos últimos sete dias, sendo que ao tocar em cada um deles, você verifica quanto tempo foi gasto em tal dia. Já na parte superior, você ainda possui uma média geral destes dias apresentados.

publicidade

Gastando menos tempo na rede social

Além do recurso para ver quanto tempo você passou no Facebook, como foi dito anteriormente, agora a rede social facilita esconder itens para que você acesse ela menos vezes ao dia. Veja:

  1. Repita os passos exibidos acima até chegar na função de “Seu tempo no Facebook”;
  2. Em “Preferências do Feed de Notícias”, você poderá definir o que a linha do tempo do Facebook exibirá primeiro selecionando os contatos que deseja ou as páginas que segue, além de outras opções;

    Reprodução

  3. Já em “Amigos no Facebook”, você pode apenas ver as solicitações e recomendações do Facebook para novos amigos. A ideia dela é permitir você fazer uma limpeza para tirar algumas recomendações indesejadas;
  4. A opção “Defina um lembrete diário” já permite definir um tempo limite para se passar dentro do aplicativo. Assim, ao atingir o tempo determinado, o app lhe emitirá uma notificação para que você pare de usá-lo;

    Reprodução

  5. A última opção, chamada de “Altere as configurações de notificação”, como o nome sugere, permite desabilitar as notificações por completo ou apenas algumas que são indesejadas.

    Reprodução

Pronto! Além destas novidades do Facebook para que você controle melhor o seu tempo, lembre-se que o Android e o iOS receberam em suas últimas versões novos recursos que ajudam a limitar o tempo que se passa em outros aplicativos.

-> Tudo sobre o Facebook: história e dicas de segurança para usar a rede social!
-> Como entrar no Facebook: problemas comuns e dicas de login