O Google coleciona uma tonelada de dados em nós, e muito disso vem das buscas que fazemos. Limitar a coleta de dados ou apagá-los não é tarefa muito fácil, porque dependia de acessar recursos bastante escondidos, mas agora a empresa simplificou o acesso a essa ferramenta.

Antes disso era preciso visitar sua Conta do Google em “Configurações” no Android ou na Web, clicar em “Gerenciar dados e personalização” e “Minha atividade” para ver seus resultados de pesquisa. Em seguida você precisava tocar no menu de três pontos e selecionar “Excluir” para se livrar de algo. Encontrar seu histórico de pesquisa era complicado.

Veja como funciona nos smartphones:

  1. Faça login na sua conta do Google no Chrome;

  2. Depois de iniciar uma pesquisa, toque no menu de “hambúrguer” (são três pequenos traços um em cima do outro) à esquerda do logotipo do Google;

  3. Selecione a opção “seus dados na pesquisa”;

  4. Role para baixo até Sua atividade recente;

  5. Toque em Todas as atividades de pesquisa.

Reprodução

Na versão do Chrome no computador, o caminho é um pouco diferente, mas a opção é a mesma. Basta acessar o google.com, clicar em “Configurações”, que está no canto inferior direito da página e escolher a mesma opção do smartphone: “Seus dados na pesquisa”.

publicidade

Siga estas etapas para acessar sua página de atividades de pesquisa completa (só você consegue ver o resultado desse link, pois ele leva ao login de cada pessoa). Nesse local será possível ver todas as suas atividades recentes, excluir resultados individuais ou dias inteiros de histórico usando os menus de três pontos ao lado de cada termo de pesquisa.

Essa mudança é recente e, talvez, ainda aconteçam alterações nos menus nos próximos dias. Mas é garantido que os passos serão os mesmos para ter acesso e controle a todo seu histórico de pesquisas. O Google também prometeu expandir o recurso para o Google Maps em 2019.

-> Google: história, curiosidades e tudo que você precisa saber sobre o buscador!