Anemia é uma doença sanguínea extremamente comum que afeta aproximadamente 2 bilhões de pessoas no mundo. Agora o diagnóstico da doença pode ficar mais fácil: pesquisadores dos Estados Unidos criaram uma maneira de detectar a doença usando o smartphone.

O sistema foi desenvolvido por cientistas da Universidade de Emory, nos Estados Unidos. Ele precisa apenas de uma fotografia das unhas do paciente: a partir daí, com uso de inteligência artificial, um aplicativo consegue identificar a presença da doença.

A anemia causa baixos níveis de hemoglobina, e é isso o que o aplicativo busca nas fotos de unhas: ele analisa a cor e alguns dados da ponta dos dedos e consegue identificar os níveis de hemoglobina, e, consequentemente, a presença ou não de anemia.

Confira no vídeo abaixo o aplicativo em ação:

publicidade

De acordo com os cientistas, o aplicativo superou o diagnóstico de médicos que medem nível de hemoglobina a partir de exames físicos, mas não foi tão eficiente quanto um teste sanguíneo. Por ser um método prático que usa um aparelho usado pelo mundo praticamente inteiro, a ferramenta pode ser bem forte ao ajudar no diagnóstico e tratamento da doença, especialmente em lugares remotos e para populações de baixa renda.

E apesar dos resultados promissores, o aplicativo apenas faz parte do estudo, e não há previsão para o lançamento comercial dele.