O programa Windows Insider Preview permite que usuários se tornem colaboradores da Microsoft para testar novas funções do Windows 10. Não, a Microsoft não te paga nada, mas você terá acesso a novos recursos antes de todos e pode enviar mensagens à empresa dizendo se houve erro e também pode dar sugestões de melhorias.

O problema é que os builds das versões podem expirar e você acaba recebendo a desagradável mensagem “Sua licença do Windows expira em breve”. Veja como resolver.

publicidade

O que acontece quando uma versão do Windows 10 expira?

Cada versão do Windows 10 insider preview tem um número, chamado de build. E toda build tem um prazo de validade. Mas a build do Windows que expira é somente aquela que estiver instável. 

A explicação para isso é bem simples: se a versão da build é estável, a próxima atualização será instalada por cima e tudo fica bem. Mas se é instável, por segurança, só pode ser instalada uma nova. Portanto, toda vez que uma build instável foi instalada, o usuário recebe a mensagem “Sua licença do Windows expira em breve”.

publicidade

Essa mensagem aparece duas semanas antes da data para expirar. Se o usuário não fizer nada até expirar, o Windows não será mais atualizado, além de não inicializar praticamente nenhum serviço. É preciso, então, atualizar o Windows obrigatoriamente, já que o update de uma versão instável não será feita de modo automático. A boa notícia é que existe uma solução simples.

Windows 10: Como instalar uma nova versão estável do sem usar o Windows update

Se você ainda está com a Build desatualizada e já está recebendo avisos de expiração, é provável que o Windows Update não esteja realizando a instalação automaticamente. E para resolver esse comportamento, baixe o arquivo ISO da build mais recente nesse link da Microsoft.  Mas é bom avisar: faça isso antes da data expirar, caso contrário, você terá que formatar o HD para fazer a instalação e terá que ter a chave de acesso do Windows. Geralmente, essa chave está em uma etiqueta do próprio PC que você comprou.

publicidade

Depois que o download estiver concluído, clique duas vezes no arquivo ISO para montá-la, sendo que, em seguida, o processo de instalação será iniciado. Você deve estar se perguntando por que tanta burocracia para fazer o update. Novamente, a explicação é simples: o Windows é um sistema pago e tudo isso é para se assegurar que não haverá pirataria.