A crise de opiáceos, compostos químicos presentes em analgésicos, como a morfina, está atingindo níveis epidêmicos nos Estados Unidos. De acordo com o HHS, Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA, 11,4 milhões de pessoas abusaram de opióides prescritos em 2016-17 e, durante o mesmo período, 42.249 pessoas morreram de overdose pelo uso esse componente.

Clínicas de reabilitação e profissionais de saúde estão buscando desesperadamente uma solução para esse problema. Agora, cientistas do Instituto de Pesquisa de Software da Carnegie Mellon University (CMU) desenvolveram um dispositivo vestível(wearable) que pode detectar uma overdose de opiáceos e enviar um alerta a uma equipe médica.

“O problema com as mortes por overdose de opióides é que existe uma janela estreita de tempo para salvá-los, e os usuários não estarão em condições de pedir ajuda”, disse Puneetha Ramachandra, um estudante da CMU que trabalhou no projeto. “Nosso dispositivo resolve isso monitorando continuamente a integridade do usuário. Se uma sobredosagem for detectada, ele solicita ajuda imediata soando um alarme e também contatando uma pessoa de confiança que foi registrada no dispositivo.”

Reprodução

publicidade

Dispositivo parecido com um smartwatch mede níveis de oxigênio no sangue para detectar overdose de opióides

O dispositivo ainda é um protótipo. Assemelha-se a um smartwatch, e funciona usando a oximetria de pulso por meio de um sensor que emite uma luz na pele e então é medida a saturação de oxigênio no sangue. As overdoses de opióides ocorrem quando há uma quantidade grande do componente ou uma combinação de opióides e outras drogas no corpo, onde a vítima não responde à estimulação e / ou a respiração é inadequada.

Isso acontece porque os opióides se encaixam em receptores específicos que reduzem o impulso da pessoa para respirar. Quando ela não consegue respirar ou não está respirando o suficiente, os níveis de oxigênio no sangue diminuem e os lábios e os dedos ficam azuis – isso é chamado de cianose. Essa falta de oxigênio acaba afetando também outros órgãos vitais, como o coração e depois o cérebro.

O resultado é que a pessoa fica inconsciente e pode entrar em em coma, com grandes riscos de morrer. Felizmente, durante esse processo, as pessoas param de respirar lentamente, o que geralmente acontece de minutos a horas após o uso da droga.

Com este novo dispositivo, quando o nível de oxigênio no sangue cai por mais de 30 segundos, o detector de overdose de opiáceos dispara um alarme. Isso permite que uma equipe médica responda mais rapidamente, administre a droga naloxona – que restaura os receptores afetados pelos opióides – e tente reverter a overdose.