Os erros e os acertos ao lidar com o cliente

Não é preciso ser uma Netflix, Zappos ou Amazon para ter sucesso no atendimento. O importante é criar modelos e experiência próprios.
Redação17/12/2018 16h39
20111114132511
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Siga o Olhar Digital no Google Discover

Não é de hoje que lemos nas cartilhas de empreendedorismo e boas práticas empresariais  sobre a importância de se construir modelos de negócio pautados no conceito de customer centric, ou seja, o cliente no centro do negócio. Com a transformação digital, essa percepção tem aumentado. Segundo um estudo do Gartner, 89% das empresas acreditam que a experiência do cliente será seu principal ponto de diferenciação para os próximos anos. A consultoria também prevê que, até 2020, 30% dos negócios digitais irão desaparecer devido à falta de uma estratégia customer centric. Apesar disso, ainda vemos muitos empresários patinando nos conceitos e teorias de CX – customer experience -, sem conseguir desenvolver estratégias que sejam verdadeiramente centradas no cliente.

Ofertas

Fone de Ouvido Headphone P47 Sem Fio Bluetooth Wireless Micro Sd 5.0 Dobrável Com Microfone Regulável Para Corrida Academia Escritório Caminhada Linha Premium (Preto)
Vendido por Amazon
Fone de Ouvido Headphone P47 Sem Fio Bluetooth Wireless Micro Sd 5.0 Dobrável Com Microfone Regulável Para Corrida Academia Escritório Caminhada Linha Premium (Preto)
De: R$ 39,90
Por: R$ 19,90
Smart TV Multi Roku 32" HD 3 HDMI 2 USB Compatível com Alexa e Google Home - TL052M
Vendido por Amazon
Smart TV Multi Roku 32" HD 3 HDMI 2 USB Compatível com Alexa e Google Home - TL052M
De: R$ 1.149,00
Por: R$ 819,00
Carregador Super Turbo 50W Ultra Rápido Tipo C e USB Com Carregamento Rápido + Cabo Tipo C Compatível Com Todos Os Dispositivos, Android, Ios 15/16, Xiaomi - Todos Dispositivos Celulares
Vendido por Amazon
Carregador Super Turbo 50W Ultra Rápido Tipo C e USB Com Carregamento Rápido + Cabo Tipo C Compatível Com Todos Os Dispositivos, Android, Ios 15/16, Xiaomi - Todos Dispositivos Celulares
De: R$ 32,90
Por: R$ 22,90
Placa de Video MSI RTX 5060 Shadow 2X OC, 8GB, GDDR7-912-V537-037
Vendido por Amazon
Placa de Video MSI RTX 5060 Shadow 2X OC, 8GB, GDDR7-912-V537-037
De: R$ 2.920,14
Por: R$ 2.240,00
Ar-Condicionado Split HW Elgin Eco Inverter II Wi-Fi 12.000 BTUs R-32 Quente/Frio 220V
Vendido por Amazon
Ar-Condicionado Split HW Elgin Eco Inverter II Wi-Fi 12.000 BTUs R-32 Quente/Frio 220V
De: R$ 2.499,00
Por: R$ 1.998,89
Freezer Vertical Consul 231 Litros - CVU26FB 110V
Vendido por Amazon
Freezer Vertical Consul 231 Litros - CVU26FB 110V
De: R$ 3.279,35
Por: R$ 2.498,89
WAP Ventilador de Torre AIR SILENCE com 4 Ní­veis de Velocidade, Time de até 15 Horas e Desligamento Automático 127V
Vendido por Amazon
WAP Ventilador de Torre AIR SILENCE com 4 Ní­veis de Velocidade, Time de até 15 Horas e Desligamento Automático 127V
De: R$ 599,90
Por: R$ 404,90
MONDIAL Ventilador de Mesa 40cm Super Power, Branco/Azul, 140W, 110V - VSP-40-W
Vendido por Amazon
MONDIAL Ventilador de Mesa 40cm Super Power, Branco/Azul, 140W, 110V - VSP-40-W
De: R$ 189,90
Por: R$ 129,90
Climatizador de Ar Digital Midea 127V 60Hz
Vendido por Amazon
Climatizador de Ar Digital Midea 127V 60Hz
De: R$ 529,99
Por: R$ 412,69
Monitor Gamer IPS 24 Polegadas, Full HD, 180Hz, 1ms, HDR400, G-SYNC, 250cd/m², Alto-falantes embutidos, Entradas HDMI/DisplayPort/USB/3.5mm
Vendido por Amazon
Monitor Gamer IPS 24 Polegadas, Full HD, 180Hz, 1ms, HDR400, G-SYNC, 250cd/m², Alto-falantes embutidos, Entradas HDMI/DisplayPort/USB/3.5mm
De: R$ 799,00
Por: R$ 593,00
Câmera Digital EOS, Canon, Preto, 23 x 14 x 17 cm
Vendido por Amazon
Câmera Digital EOS, Canon, Preto, 23 x 14 x 17 cm
De: R$ 3.799,00
Por: R$ 3.598,94
Anker MagGo Power Bank, Bateria Magnética Ultra Fina de 10.000mAh, Certificação Qi2, Portátil, Carregador MagSafe Compatível de 15W Ultra Rápido, Compatível com iPhone 17/16/15, Samsung,Xiaomi e Mais
Vendido por Amazon
Anker MagGo Power Bank, Bateria Magnética Ultra Fina de 10.000mAh, Certificação Qi2, Portátil, Carregador MagSafe Compatível de 15W Ultra Rápido, Compatível com iPhone 17/16/15, Samsung,Xiaomi e Mais
De: R$ 649,00
Por: R$ 469,00
Notebook Acer Nitro V15 ANV15-41-R4Q9 R77735HS AMD Ryzen 7 32GB 512GB SSD NVIDIA RTX 4050 15.6” FHD LED IPS 165Hz AGPOS
Vendido por Amazon
Notebook Acer Nitro V15 ANV15-41-R4Q9 R77735HS AMD Ryzen 7 32GB 512GB SSD NVIDIA RTX 4050 15.6” FHD LED IPS 165Hz AGPOS
De: R$ 7.799,00
Por: R$ 5.610,00
Câmera digital, vídeo de 5k, câmera de 75 megapixels, transmissão Wi-Fi, foco automático, zoom digital de 18x, tela giratória de 180 graus, cartão SD de 32G,câmera compacta,vlog,fotográfica
Vendido por Amazon
Câmera digital, vídeo de 5k, câmera de 75 megapixels, transmissão Wi-Fi, foco automático, zoom digital de 18x, tela giratória de 180 graus, cartão SD de 32G,câmera compacta,vlog,fotográfica
De: R$ 699,00
Por: R$ 499,00
PlayStation DualSense Controle sem fio – Branco
Vendido por Amazon
PlayStation DualSense Controle sem fio – Branco
De: R$ 499,90
Por: R$ 369,00
Robô Aspirador Liectroux XR500 Pro 3 em 1 Aspira Varre Passa Pano Com Aplicativo Compatível Com Alexa e Google Mapeamento Inteligente Salva os Mapas Bivolt
Vendido por Amazon
Robô Aspirador Liectroux XR500 Pro 3 em 1 Aspira Varre Passa Pano Com Aplicativo Compatível Com Alexa e Google Mapeamento Inteligente Salva os Mapas Bivolt
De: R$ 2.489,00
Por: R$ 1.616,02
MONDIAL Ventilador de Parede 40cm Super Turbo 8 Pás, Preto/Prata, 140W, 110V - VTX-40P-8P
Vendido por Amazon
MONDIAL Ventilador de Parede 40cm Super Turbo 8 Pás, Preto/Prata, 140W, 110V - VTX-40P-8P
De: R$ 259,90
Por: R$ 179,90
Notebook ASUS Vivobook 15 X1504VA Intel Core i5 1334U 8GB Ram 512GB SSD Windows 11 Tela 15,6" FHD Silver - NJ1740W
Vendido por Amazon
Notebook ASUS Vivobook 15 X1504VA Intel Core i5 1334U 8GB Ram 512GB SSD Windows 11 Tela 15,6" FHD Silver - NJ1740W
De: R$ 3.599,00
Por: R$ 2.759,00
Fritadeira Sem Óleo Air Fryer Eos Chef Gourmet 6.2 Litros Compacta Digital Vermelho Eaf60v 110v
Vendido por Amazon
Fritadeira Sem Óleo Air Fryer Eos Chef Gourmet 6.2 Litros Compacta Digital Vermelho Eaf60v 110v
De: R$ 299,90
Por: R$ 199,00
soundcore P20i da Anker Fone de Ouvido Sem Fio, Drivers de 10mm, Graves Potentes, Bluetooth 5.3, 30H de Bateria, Resistência à Água, 2 Microfones IA, App Personalizável
Vendido por Amazon
soundcore P20i da Anker Fone de Ouvido Sem Fio, Drivers de 10mm, Graves Potentes, Bluetooth 5.3, 30H de Bateria, Resistência à Água, 2 Microfones IA, App Personalizável
De: R$ 249,00
Por: R$ 166,19
Philips Walita Preta Fritadeira Airfryer Essential XL Digital, 6.2L de capacidade, Garantia internacional de dois anos, 110V, 2000W (RI9270/90)
Vendido por Amazon
Philips Walita Preta Fritadeira Airfryer Essential XL Digital, 6.2L de capacidade, Garantia internacional de dois anos, 110V, 2000W (RI9270/90)
De: R$ 899,90
Por: R$ 399,00
WAP Umidificador de Ar AIR FLOW com Luminária e Difusor de Aromas, 4 Litros, Autonomia de até 12 horas, 20W Bivolt
Vendido por Amazon
WAP Umidificador de Ar AIR FLOW com Luminária e Difusor de Aromas, 4 Litros, Autonomia de até 12 horas, 20W Bivolt
De: R$ 229,90
Por: R$ 132,00
CAMERA INSTAX MINI 12 ROSA GLOSS
Vendido por Amazon
CAMERA INSTAX MINI 12 ROSA GLOSS
De: R$ 649,00
Por: R$ 505,00

O que acontece, na maioria das vezes, é que as empresas partem de uma visão interna do que seria uma estratégia customer centric. Assim, um grupo de pessoas acaba partindo dos seus próprios valores e princípios, para imaginar o que os clientes querem. E aí está o maior erro das organizações. Para entender realmente qual é a melhor estratégia de experiência do cliente, é preciso ter uma visão de fora para dentro, e olhar para sua empresa com os olhos do cliente. Deve-se mapear a jornada do cliente, saber quais são as suas necessidades e facilitar a vida dele na hora de entrar em contato com a sua companhia. 

Outro erro de muitas empresas é ter práticas customer centric apenas da porta para fora, esquecendo de olhar para os seus clientes internos. Para ser uma empresa realmente centrada no cliente, é preciso trazer este conceito para suas políticas internas. Não adianta ter um discurso de experiência do cliente, se você não investe na mão de obra para que ela também tenha uma boa experiência na hora de prestar atendimento. Entenda: ao longo de sua jornada de negócios, cerca de 85% do seu fluxo de receita, ou seja, clientes diretos e indiretos, precisarão entrar em contato com seus agentes de atendimento, o que faz deles atores fundamentais desse processo.

Mas, não são apenas os agentes de atendimento que são responsáveis pela experiência do cliente, toda a empresa tem essa missão. Independente do nível hierárquico, todos os colaboradores devem ter a consciência de que, em algum momento, o seu trabalho vai impactar na experiência do cliente. E, caso não impacte, é porque a sua função corre o risco de não existir daqui a dois anos.

Para isso, ações simples podem ser tomadas, como, por exemplo, criar um dashboard interno, no qual todas as áreas possam enxergar KPIs importantes para a experiência do cliente, como: índice de satisfação, canais mais usados, tempo de resposta e resolução de problemas. Dê voz ao seu cliente dentro da empresa, compartilhe dados e comentários, sejam eles bons ou ruins, isso faz com que todos tenham uma visão clara do comportamento dos consumidores, e leva a responsabilidade de experiência para todos.

Quando se trata de customer experience e modelos de negócios customer centric, vemos que muitas empresas, pecam no básico, por isso que, hoje, uma a cada cinco empresas que dizem focar no cliente falham nesta missão. O principal motivo é a falta de autenticidade. Customer centric não deve ser só uma estratégia de venda, mas sim uma política interna, um modo de agir e pensar de todos os agentes do negócio. As companhias hoje perdem tempo e dinheiro copiando modelos já existentes, quando na verdade deveriam olhar para dentro e para fora do seu negócio e criar a experiência que faz sentido para seus clientes nas duas pontas da cadeia.

Não é preciso ser uma Netflix, Zappos ou Amazon para ter sucesso, o importante é criar modelos e experiência próprios, mas fazendo isso de dentro para fora, com autenticidade no discurso e verdade nas práticas. 

Redator(a)

Redação é redator(a) no Olhar Digital