O celular já substituiu a câmera fotográfica, e as câmeras de celulares produzem imagens cada vez melhores e que não deixam a desejar na comparação com equipamentos profissionais. Ainda assim, é bastante importante o uso de um bom aplicativo de fotografias para editar e garantir qualidade ainda melhor para as suas imagens.

Felizmente existem muitas ofertas de apps do tipo tanto no Android quanto no iOS, incluindo opções gratuitas. São aplicativos capazes de ajudar usuários nas mais diversas tarefas que envolvem imagens: seja para o gerenciamento da galeria de fotos do seu celular, ou então para dar retoques em uma selfie, ou para tentar melhorar a qualidade de uma foto tirada meio que na correira. O importante é que eles permitem fazer essas coisas em qualquer lugar – basta sacar o smartphone, abrir o app e começar a tratar suas imagens.

Nem todo mundo tem conhecimento em edição de imagens, e a boa notícia é que esses aplicativos também oferecem ferramentas simplificadas e opções de tratamento de imagens com apenas alguns toques. Assim, mesmo usuários sem muita afinidade com fotografias vão conseguir extrair a melhor qualidade possível das fotos com o auxílio dos aplicativos.

O Olhar Digital separou algumas boas opções de aplicativos para você instalar no seu celular e assim conseguir editar suas fotos neles. Todos os apps são gratuitos (embora alguns deles ofereçam recursos pagos) e contam com versões tanto no iPhone quanto no Android. Confira a lista que preparamos logo abaixo:

publicidade

Snapseed

Desenvolvido pelo Google, este é um dos editores mais completos para celulares. Alguns dos recursos não são muito intuitivos e a interface pode não agradar em um primeiro momento, mas assim que o usuário domina o básico, o aplicativo se torna fundamental para melhorar as suas imagens. E, para melhorar, ele conta com tutoriais de fácil entendimento para que você consiga utilizar as principais funções.

Ele tem todas as características encontradas em um editor de desktops, como desfocar áreas específicas das imagens, ajustar brilho, contraste, balanço de cor e outras ferramentas. Tudo isso é exibido de maneira que mesmo usuários iniciantes consigam aproveitar os recursos, enquanto os mais avançados conseguem resultados incríveis com as ferramentas oferecidas pelo Snapseed.

Photoshop Express

Photoshop é praticamente sinônimo de editor de imagens, e felizmente existe uma versão bem competente do aplicativo no Android e iPhone. No app Express, ele teve suas funções simplificadas para se encaixarem melhor no uso de um celular. Mas, ainda assim, ele é capaz de agradar tanto os usuários mais exigentes quanto àqueles que buscam funcionalidades básicas.

Com o Photoshop Express, você consegue fazer retoques em imagens – como remover olhos vermelho, manchas, adicionar molduras e outras coisas – com apenas alguns poucos toques. O app ainda permite girar, cortar imagens, corrigir iluminação, entre diversas outras coisas. Não chega a ser a mesma experiência do Photoshop em um desktop, mas é mais do que o suficiente para melhorar fotografias a qualquer momento.

VSCO Cam

Um dos aplicativos mais populares entre os fãs de fotografia, o VSCO Cam conta com uma série de filtros semelhantes aos do Instagram, além de opções de ajustes de itens como brilho, contraste, nitidez e saturação da imagem. Com esse recursos avançados, ele acaba sendo uma opção excelente para quem quer tratar fotografias diretamente no celular.

Além do lado de editor de imagens, o VSCO Cam também funciona como uma rede social, em que você compartilha suas imagens e ainda podem conferir criações de outros usuários. Esse recurso provavelmente vai ser usado só pelos fotógrafos mais avançados, que vão encontrar no aplicativo uma excelente ferramenta para melhorar a qualidade das imagens.

PicsArt Photo Studio

Com alguns recursos avançados, o PicsArt Photo Studio é uma boa opção para quem também quer um aplicativo com funcionalidades focadas na interação entre seus usuários. Ele conta com ferramentas interessantes para captura, edição de imagens e até mesmo a criação de montagens.

O aplicativo ainda conta com tutoriais que explicam muito bem como trabalhar com as principais ferramentas oferecidas por ele. E usuários ainda podem baixar pacotes de filtros, caso sintam falta de algum – é bom destacar aqui que alguns desses pacotes podem ser pagos.

Pixlr

O Pixlr é um editor simples bastante indicado para quem quer fazer apenas algumas correções rápidas em imagens. Ele oferece filtros para deixar imagens mais divertidas e estilizadas, ferramentas para ressaltar cores em fotos, além de redimensionar e cortar arquivos.

Além disso, o Pixlr também conta com recursos para usuários mais avançados, como opções de ajuste de detalhes como brilho, cor e contraste de fotos. Com ele, dá para corrigir excesso de claridade, olhos vermelhos e até defeitos nos rostos das pessoas.

Fotor

O Fotor se apresenta como uma plataforma para edição de fotografias e licenciamento de imagens, e oferece ferramentas voltadas tanto para os mais experientes quanto para quem não tem conhecimento na área, mas quer garantir a melhor qualidade possível para as imagens capturadas pelo celular.

Do ponto de vista de edição, o Fotor conta com diversos efeitos e filtros, permitindo ao usuário simular diversos estilos como filme, vintage, preto e branco, e vários outros. Com ferramentas simplificadas, o aplicativo permite tratar imagens com apenas alguns toques na tela, além de criar montagens e colagens de diversas fotos.

Cymera

Com uma série de filtros e ferramentas para melhorar selfies e imagens em geral, o Cymera Camera é mais uma ótima opção para quem quer um aplicativo simples que garante qualidade para as fotos tiradas pelo celular.

O Cymera conta com diferentes tipos de lentes, recursos de retoque rápido em fotos, colagens de imagens, filtros de realidade aumentada, uma funcionalidade para modelar o corpo, entre diversas outras coisas, sendo uma oferta bastante avançada e completa de aplicativo gratuito.

PhotoDirector

O PhotoDirector é um editor de imagens multitarefa e é voltado para qualquer tipo de usuário. Do ponto de vista dos mais avançados, ele conta com recursos como sobreposição de imagens, módulo de câmera que aplica efeitos em tempo real, remoção de objetos em imagens e ajuste de itens como cores, contraste, brilho e nitidez.

Já os menos experientes vão encontrar todas as opções básicas que são importantes: você consegue editar uma imagem, recortar, inserir efeitos, criar montagens, entre diversas outras funcionalidades. Ele é gratuito com uma versão paga que desbloqueia alguns recursos extras – mas a versão gratuita é mais do que o suficiente para as necessidades básicas de edição no celular.

<h2>MagiCut</h2>

Além de ferramentas básicas para mexer em iluminação, saturação e adicionar filtros às fotos, o MagiCut também conta com inteligência artificial que é capaz de remover o fundo de imagens automaticamente.

Simples de usar, o MagiCut é uma boa opção para quem precisa de um app para fazer montagem de fotos engraçadas e divertidas para compartilhar com amigos via WhatsApp ou qualquer outra rede social.

<h2>Lumii</h2>

O Lumii se apresenta como um poderoso editor de fotos grátis, e de fato oferece uma série de ferramentas avançadas para seus usuários. Com uma interface simples que valoriza a praticidade, ele permite a produção de fotos de alta qualidade com apenas alguns toques.

Com o Lumii, você pode adicionar efeitos avançados e filtros nas suas fotos, além de ferramentas básicas como cortar, ajustar brilho, sombras, e muito mais.

-> Confira aplicativos grátis (ou não) que você precisa experimentar para Android e iOS!