A Microsoft abandonou o Windows Phone há uns bons anos, mas a companhia quase tentou uma última estratégia bem diferente para atrair pessoas para a plataforma. Imagens divulgadas nesta quinta-feira, 20, mostram um suposto celular simples da marca com um sistema bastante similar com os do Lumia. O protótipo, contudo, foi cancelado antes de chegar às lojas.

De acordo com a publicação do Windows Central, o telefone misterioso da Microsoft era chamado internamente de RM-1182. O aparelho seguia a mesma linha de aparelhos simples lançados pela Nokia, tendo como foco o custo-benefício. No entanto, ao invés do Symbian, o modelo seria muito similar ao Windows 10 Mobile, com direito a Live Tiles e a sincronização de contatos e mensagens na conta da Microsoft.

ReproduçãoAo contrário do smartphones mais poderosos, os blocos dinâmicos da tela inicial do RM-1182 só mostravam as notificações de cada aplicativo, sem mais conteúdo. Por falar em programas, o telefone trazia um discador, serviços de mensagens de texto, contatos, fotos, câmera, alarmes, gerenciador de arquivos, navegador e alguns apps da Microsoft como OneNote e Outlook. Mas, o modelo não ia muito distante disso.

Do ponto de vista de especificações, o celular era bem simples: tinha uma tela de 2,5 polegadas, câmera de 1,92 megapixels e bateria de 1200 mAh. Como todo celular mais simples, o modelo tinha autonomia que poderia passar de dias e chegar até semanas. Por fim, os controles eram feitos através do teclado físico alfanumérico.

publicidade

O RM-1182 teve seu desenvolvimento ao longo de 2015 e seria o primeiro a trazer a marca da Microsoft ao invés da Nokia. É provável que a Microsoft tenha feito o aparelho mais similar ao Windows 10 Mobile para familiarizar novos consumidores com a plataforma. No entanto, assim como fez com diversos outros smartphones, a empresa cancelou o telefone e saiu do mercado de celulares.